terça, 23 de janeiro de 2018
área do assinante
20/12/2017 14:34

Prefeita e agentes mirins do município são empossados

Alunos terão seus mandatos em vigor por período de 12 meses

Noite foi de comemoração, marcada pela emoção dos alunos



SECOM


Na noite desta terça-feira, 20, em última sessão ordinária de 2017, na Câmara dos Vereadores, foi realizada a cerimônia de posse do “Prefeito e Agentes Mirins”, um programa realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Educação e Comunicação.


Além das autoridades e organizadores, a solenidade contou com a participação dos alunos vencedores, acompanhados por seus familiares, representantes das escolas e professores orientadores.


Na ocasião, todos os vencedores do poder Executivo e Legislativo foram empossados e terão seus mandatos em vigor por período de um ano, num total de onze alunos da rede pública municipal.


Em uso da palavra, o presidente da Câmara de Vereadores, Étore Baroni, pronunciou sobre a importância do projeto. “Quero dizer a vocês que para nós vereadores é muito satisfatório ver crianças aqui que podem estar nos nossos lugares no futuro. Desejamos que dentro da escola vocês aprendam que é possível fazer uma política decente, porque quem tem moral não precisa ter vergonha de querer ser um representante do povo”, disse o presidente.



“O hino de nosso município representa bem este momento: ‘Abrigam essas crianças, a esperança do Brasil’. O meio mais fácil de disseminar os trabalhos realizados pela administração pública é a criança. Com este programa também preparamos os nossos futuros representantes na política. Quero destacar que foi muito difícil selecionar as cartas vencedoras, porque os textos estavam bem feitos. Por isso, quero também parabenizar a Secretaria de Educação pelo trabalho desenvolvido com as crianças”, destacou o Ouvidor municipal, Edmar de Oliveira.

Parabenizando todos os envolvidos no projeto, o prefeito André Pessuto também explanou sobre a importância do momento. “Tive acesso a uma pesquisa que diz que 60% das profissões das crianças que hoje têm de zero a 12 anos ainda não foram criadas, mas todas elas dependem única e exclusivamente da política. 


Estamos vivendo um momento muito difícil, mas não podemos perder a esperança. Recebi uma mensagem do papa Francisco dizendo que ‘se a política está desacreditada, é porque nós cristãos nos deixamos levar por quem não é. Estamos plantando com este programa ‘Prefeito e Agentes Mirins’ uma sementinha do futuro para mostrar que nosso país tem jeito”, ressaltou o prefeito.



“É com muito orgulho que eu, selecionada prefeita mirim, represento todos os meus colegas, reconheço a importância deste programa agente mirim, onde é nos oferecida a oportunidade de conhecer a máquina pública e de maneira indireta opinar em decisões para o bem-estar de todos os cidadãos fernandopolenses. Espero contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade durante o ano de 2018 para que, quando eu tiver minha maior idade, eu possa orgulhosamente dizer que a minha experiência vivida me fez ampliar os conhecimentos políticos e sociais me tornando uma cidadão consciente nas escolhas dos nossos governantes”, disse Maria Clara Teixeira Guimarães.

 

ALUNOS EMPOSSADOS - PODER LEGISLATIVO

*1º SECRETÁRIA*

EMANUELE VITÓRIA SILVA ROSA – 4º B
 ESCOLA – JOSÉ GASPAR RUAS
 PROF. ORIENTADOR – ROSILDA JOSÉ FERNANDES

*2º SECRETÁRIA* 

BÁRBARA DE OLIVEIRA ONÓRIO– 4º C
 ESCOLA – JOSÉ ZANTEDESCHI
 PROF. ORIENTADOR – ADRIANA DE FÁTIMA S. VIEIRA

*VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA* 

PEDRO VINÍCIUS DELBONE – 4º A
 ESCOLA – JOSÉ ZANTEDESCHI
 PROF. ORIENTADOR – SUZANA CARDOSO SILVA LEITE

*PRESIDENTE DA CÂMARA*

MARIANNY BORGES DIAS – 4º B
 ESCOLA – ANTÔNIO MAURÍCIO DA SILVA
 PROF. ORIENTADOR – DAIANE DE CASSIA FÁCCIO TEODORO

ALUNOS EMPOSSADOS - PODER EXECUTIVO

*SECRETÁRIO DE SAÚDE*
 
LUAN CARLOS FERRARI – 4º B
 
ESCOLA – JOSÉ GASPAR RUAS
 
PROF. ORIENTADOR – ROSILDA JOSÉ FERNANDES

*SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO*
 
KAUAN FRANCISCO M. HORTÊNCIO – 4º A
 
ESCOLA – IVONETE AMARAL DA SILVA ROSA
 
PROF. ORIENTADOR – CLEIDE DE FÁTIMA MORETTI GIRARDI

*SECRETÁRIA DE OBRAS*

BIATRIZ DOS SANTOS PRADO
 ESCOLA – JOÃO GARCIA ANDREO – 4º A
 PROF. ORIENTADOR – VANESSA RISSATO

*SECRETÁRIA DE CULTURA*
 
HELENA A. DE OLIVEIRA ASSIS – 4º A
 ESCOLA – CORONEL FRANCISCO ARNALDO DA SILVA
 
PROF. ORIENTADOR – LUCIMARA BALERO

*SECRETÁRIO DE TRÂNSITO*
 
GABRIEL CLAREANO – 4º A
 
ESCOLA – DRº ALBERTO SENRA
 
PROF. ORIENTADOR – VANESSA LUCIANA CATOZE

*SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE*
 
MARIA EDUARDA DE LIU – 4º A
 ESCOLA – KOEI ARAKAKI
 
PROF. ORIENTADOR – ALAIR ARMANDO HURTADO

*SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO*

LANNA SANCHES GILLIOTE – 4º C
 ESCOLA – JOSÉ GASPAR RUAS
 PROF. ORIENTADOR  - MARIA CRISTINA PASCUTTI

*SECRETÁRIO DE ESPORTES*

VICTOR HUGO DE SOUZA GOMES  - 4º B
 ESCOLA – PEDRO MALAVAZZI
 PROF. ORIENTADOR – APARECIDO NUNES DA SILVA

*OUVIDORA PÚBLICO MUNICIPAL*

DAYANE VITÓRIA DA SILVA MUNIZ – 4º B – MANHÃ
 ESCOLA – KOEI ARAKAKI
 PROF. ORIENTADOR – FABIANA GIMENES

*VICE-PREFEITO

JOÃO PEDRO MEDRADO PACHECO – 4º D – TARDE
 ESCOLA – CORONEL FRANCISCO ARNALDO DA SILVA
 PROF. ORIENTADOR  - FÁTIMA PEREIRA GASQUES

*PREFEITA

MARIA CLARA TEIXEIRA GUIMARÃES – 4º A – MANHÃ
 ESCOLA – IVONETE AMARAL DA SILVA ROSA
 PROF. ORIENTADOR – CLEIDE DE FÁTIMA MORETTI GIRARDI



SOBRE O PROGRAMA


O “Prefeito e Agentes Mirins” tem como objetivo principal estimular as crianças para as boas práticas de gestão pública e o interesse para as ações políticas, despertando ainda o conhecimento do sistema público municipal, seu funcionamento e suas ações em benefício da população.


As crianças do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal são o público-alvo do programa. Elas participaram de um concurso realizado pela Defesa Civil municipal para a escolha do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores (presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretário da Câmara de Vereadores).


As melhores cartas de cada escola, em todas as categorias, foram avaliadas por uma banca examinadora, tendo como critério de escolha cinco quesitos: melhor redação, melhor proposta, aluno com bom rendimento escolar e aluno com menos falta.


Os alunos eleitos neste programa terão seus mandatos em vigor por período de 12 meses a contar da posse.