'O BRASIL VIROU

Palhaço Mono Bola: o sorriso do trabalho honesto

Palhaço Mono Bola: o sorriso do trabalho honesto

Malabarista sempre gostou de ganhar o próprio dinheiro e não liga para a forma como vai conquistá-lo, desde que seja honestamente

Malabarista sempre gostou de ganhar o próprio dinheiro e não liga para a forma como vai conquistá-lo, desde que seja honestamente

Publicada há 6 anos

“Nós ‘vivemos da rua’, o que é diferente de ‘viver na rua’”, salienta Sérgio “Mera”



Por Breno Guarnieri 


A mudança de cor do farol é a deixa para o artista entrar em cena: o sinal passa de verde a vermelho e ele ganha o meio da rua equilibrando-se em um monociclo; ou então fazendo malabarismo - ora jogando facas ao ar, ora clavas de fogo. Não se cobra nada pelo espetáculo, mas é bom se o distinto cidadão que passa de carro contribuir com um trocado em reconhecimento ao trabalho. Também é de grande valor um aplauso, um sorriso, um gesto de incentivo.


Os malabaristas que os fernandopolenses têm se habituado a ver nos cruzamentos da cidade não buscam muito mais que isso. Eles fazem arte pela arte. Vivem “da rua” e têm como maior patrimônio a liberdade.


Sérgio “Mera” é o palhaço Mono Bola que os motoristas encontram diariamente nos semáforos da cidade. “Não tenho vergonha do meu trabalho. Ganho uma moeda de forma honesta. Já percorri cidades do interior e litoral de São Paulo. Nós ‘vivemos da rua’, o que é diferente de ‘viver na rua’, embora muita gente faça essa confusão e nos discrimine", diz Sérgio, que é graduado em Serviço Social.


Também, ao contrário do que se possa pensar, ele não é egresso de circo. Ele apreendeu a arte do malabarismo com um ex-parceiro de banda. “Sou compositor há 15 anos. Tenho uma banda e o Luis Paulo (ex-integrante) me ensinou essa arte. Também aprendi com uma galera que viaja. Sinto-me livre e feliz com esse trabalho. Já trabalhei em uma multinacional e não me sentia feliz”, acrescenta.  



“Mãos sujas, dinheiro limpo”

Questionado a respeito do movimento na internet – “Mãos Sujas, Dinheiro Limpo” – Sérgio resume a situação que os brasileiros estão vivendo: “não consigo ver mudança na política brasileira. Toda essa corrupção já vem de muito tempo. Não temos saúde, cultura, educação, lazer. Não temos o retorno adequado após pagarmos os impostos. Virou um verdadeiro circo”.


últimas