NOVAMENTE NA ES

Casal fernandopolense larga tudo para viajar a América de carro por 6 meses

Casal fernandopolense larga tudo para viajar a América de carro por 6 meses

Em contato com a Reportagem de “O Extra.net”, Fernando e Claudia relataram as dificuldades, os aprendizados e a satisfação de conhecer culturas diferentes

Em contato com a Reportagem de “O Extra.net”, Fernando e Claudia relataram as dificuldades, os aprendizados e a satisfação de conhecer culturas diferentes

Publicada há 6 anos

Fernando e Claudia durante passagem pela Argentina



Por Breno Guarnieri


Largar emprego, vender a casa, juntar as economias e correr atrás do sonho parecem coisas de cinema, fora do mundo “real” - onde as pessoas têm de trabalhar, ter bens e estabelecer uma família. No entanto, tem gente com coragem e determinação, que vive pela filosofia de que sem o sonho é impossível ser feliz.


Um casal de Fernandópolis viaja há três meses, rodou mais de 20 mil quilômetros e conheceram quatro países. Parece muito, mas Fernando Menga, de 28 anos, e Claudia Oliveira, de 29, ainda têm um longo caminho pela frente.


O casal partiu no dia 3 de setembro para uma viagem pela América do Sul que está prevista para durar 6 meses. Nesse período, eles pretendem dirigir por cerca de 110 mil quilômetros e conhecer todos os países do continente.


Para fazer essa aventura, Fernando e Claudia largaram seus respectivos empregos (ramo empresarial) e a vida confortável que levavam em Fernandópolis. Se antes eles moravam em uma casa no Residencial Santa Filomena, zona sul do município, hoje dividem um espaço de 4 m²: o automóvel onde viajam.


Os dois, que até pouco tempo atrás, fizeram essa mesma viagem. Em 2015, o casal percorreu de carro todos os países da América do Sul. “Ficamos com vontade de repetir a viagem, pois na primeira oportunidade não tínhamos nenhuma experiência com trajetos longos e deixamos de conhecer vários pontos turísticos legais. Agora, queremos aproveitar ao máximo essa segunda oportunidade”, destaca Fernando.


A ideia da viagem surgiu após visitarem a exposição de fotos de um amigo, de São Paulo, que havia percorrido alguns países sul-americanos em uma bicicleta. “Vimos que dava pra fazer aquilo de carro, e começamos a pensar o que queríamos da nossa vida. Estávamos acomodados e queríamos sentir mais frio na barriga. Tínhamos uma grana guardada”, explica Claudia.


No início, a reação da família, dos colegas de trabalho e dos amigos foi de surpresa. “Todo mundo questionou muito. As pessoas falavam: “vocês estão malucos? Como vão viver no carro? Vão jogar tudo para o alto? Foi todo um processo”, diz Fernando.


Roteiro


A rota planejada, que conta com o auxílio de GPS, começou pelo Paraguai, Argentina e Uruguai. Atualmente, o casal se encontra no Chile. A ideia é ficar ao menos 20 dias em cada país, mesmo em países bem pequenos. “Sabemos que teremos dificuldades em alguns países, como já tivemos. Esperamos superá-las sempre”, acrescentou Fernando


O roteiro tem certa flexibilidade. Eles rodam, em média, 200 km por dia. O carro foi batizado de Coyote, em uma menção ao personagem de desenho animado que perseguia o Papaléguas. Claudia e Fernando ficam em hotéis com preços acessíveis. Costumam cozinhar, mas fazem questão de ir a restaurantes conhecidos, já que gostam de gastronomia.


Planejamento financeiro


O planejamento financeiro também é levado a sério. Já antes de sair do Brasil, eles haviam despendido R$ 40 mil com os preparativos. Ao longo do percurso, todos os gastos são registrados, para evitar sair do previsto.


Decisão certa!


Apesar de tudo, fica a sensação de que tomaram a decisão certa. “Aprendemos em três meses coisas que levaríamos anos para aprender. Exercitamos a paciência, a disciplina com os gastos, um olhar de respeito sobre a cultura de cada lugar. Isso não tem preço”, finaliza Claudia.

últimas