2 ANOS DE CADER

O best-seller nacional 'A Menina Feita de Espinhos' vai virar filme

O best-seller nacional 'A Menina Feita de Espinhos' vai virar filme

Por O. A. Secatto

Por O. A. Secatto

Publicada há 6 anos


A atriz Stefany Vaz, que interpretará a personagem principal, com seu exemplar



O romance A menina feita de espinhos, da autora paulista Fabiane Ribeiro, já está em fase de produção para sua adaptação para as telas. O livro foi publicado em 2015 e é o terceiro romance da escritora, que tem contrato exclusivo com a editora Universo dos Livros desde 2012, estando prestes a lançar seu décimo romance em 2018 com a casa editorial. Sinopse: “A incrível história de uma menina com uma deformidade no corpo, que faz com que ela seja considerada uma aberração por aqueles que só se preocupam com a imagem. Vivendo escondida do mundo, ela encontra o amor onde menos esperava”.


O livro é sucesso no Brasil e atingiu o coração de milhares de leitores, que enviam mensagens e cartas para a autora, sendo inclusive usado em atividades escolares em diversos estados.


A produção do longa-metragem já está acontecendo há cerca de um ano. A própria autora Fabiane faz parte do time de produção. Desde 2014 ela se dedica aos estudos de cinema: sua paixão é contar histórias, seja nas páginas ou nas telas, tendo já feito estágio com cinema independente na Europa.


Este mês ela iniciou a gravação de seu primeiro filme, como roteirista, diretora e produtora, na China, onde reside atualmente, estudando mandarim e dando aula de escrita em uma universidade. Seu filme é A Thousand Fireflies (“Mil Vagalumes”) e está sendo produzido na província chinesa de Sichuan, com atores locais. Enquanto isso, a adaptação de A menina feita de espinhos está a todo vapor no Brasil.

A produção ficou a cargo de Marcelo Perri, experiente produtor do interior paulista, que acabou de produzir o longa-metragem O Preço do Prêmio, adquirido pelo canal a cabo AMC. Sua empresa, a Paco Huberts Produções, fará as gravações de A menina feita de espinhos, que já estão previstas para acontecer no primeiro semestre de 2018. Por tal razão, o longa ainda não tem data de lançamento.


O roteiro foi escrito pela própria Fabiane, que tem curso de roteiro para cinema na Universidade Johns Hopkins, em Maryland, EUA, mas, segundo ela, muitas alterações foram feitas na história: “Sempre que eu assisto a um filme baseado em livro crio muitas expectativas sobre a adaptação das cenas e sempre fico meio frustrada quando são feitas grandes alterações. Agora, tendo de adaptar minha própria história, eu vi como o desafio é grande e como as mudanças são realmente necessárias. Depois de muito estudo e de conversar com a nossa equipe, que é muito experiente, sobretudo com o produtor, Marcelo, eu acabei aceitando o desafio de fazer mudanças. A história é a mesma, mas o meio pelo qual ela será contada desta vez é outro. O cinema é mais visual e requer adaptações pelo bem da narrativa e da mensagem que ela vai transmitir. O próprio final sofreu algumas mudanças, que eu coloquei justamente por acreditar que farão bem para a adaptação cinematográfica. Os personagens, a alma da história está lá, e nossa equipe é muito talentosa e tem feito um trabalho incrível até aqui, eu mal posso esperar para começar as gravações e ver como tudo isso vai ficar”, disse Fabiane.


O diretor de elenco, Irajá Lima, está neste momento fazendo as seleções em São Paulo. Ele é outro nome importante da equipe, sendo diretor da companhia de teatro Mas por quê?, com experiência em seleção e preparação de atores. Juntamente com Peri Lima, também integra o time que atualmente trabalha na produção do longa-metragem.


É importante citar também a participação de Phydias Barbosa na equipe. Com décadas de experiência trabalhando com cinema e TV em diferentes países, ele hoje reside na Flórida e integra a produção do filme como consultor e coordenador de produção.


A atriz e cantora Stefany Vaz, conhecida por estrelar a novela e filmes Carrossel, dará vida a Kat, a protagonista da história. Ela leu o livro e se apaixonou pela história desde o início. “Eu gosto muito da Kat, pois seus espinhos representam muito além das aparências, mas sim os ‘espinhos interiores’ que todas as pessoas têm, e. ainda assim, ela não deixa de viver, aprender com os próprios momentos de tristeza e amar as pessoas ao seu redor, apesar de ser vítima de todo tipo de preconceito, o que traz uma discussão muito atual à história. A Kat é uma personagem maravilhosa, é um presente poder dar vida a ela. Será um grande desafio e uma grande oportunidade, e eu não vejo a hora de começar as gravações. A produção vai ser incrível, estamos fazendo tudo com muito amor e carinho”, comentou Stefany.


Stefany e Fabiane trocam e-mails e se comunicam à distância (já que a Fabiane está gravando na China) há meses, e se tornaram tão próximas que escreveram outro livro juntas: Sonhos refletidos, que está sendo lançado. A sintonia delas é muito grande, assim como o amor por contar histórias: esta nova parceria tem tudo para dar certo.


A editora Universo dos Livros e seu editor-chefe, Luis Matos, também estão apoiando a produção do filme, estando planejada uma edição ampliada do livro.

São muitas novidades empolgantes para os fãs da literatura nacional, do trabalho da atriz Stefany Vaz, dos livros da Fabiane Ribeiro e, claro, de boas e emocionantes histórias. Os próximos meses prometem.


A escritora Fabiane Ribeiro na Grande Muralha da China: ela retorna em breve ao Brasil para as gravações do filme


últimas