GARANTA SEU DES

Viagem tranquila pede atenção a carro e à residência durante férias

Viagem tranquila pede atenção a carro e à residência durante férias

É hora de conferir a situação dos freios, dos pneus e de outros quesitos imprescindíveis; sinal de abandono, em imóvel, é a senha para aos bandidos de prontidão

É hora de conferir a situação dos freios, dos pneus e de outros quesitos imprescindíveis; sinal de abandono, em imóvel, é a senha para aos bandidos de prontidão

Publicada há 6 anos

Breno Guarnieri 


É hora de pegar a estrada para curtir as férias de janeiro. Para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto, é importante que o veículo esteja em ordem. Cuidados também devem ser tomados com a segurança da residência, que vai ficar sem ninguém.


Em relação ao automóvel é hora de conferir a situação dos freios, dos pneus e de outros quesitos imprescindíveis. De olho na segurança, tranquilidade e conforto da viagem de Fernandópolis ao Guarujá, o professor Manoel Rodrigues, 29 anos, fez a revisão do seu carro. “Levo ele a minha oficina de confiança porque sei que não vou ter surpresas. Acho importante que todos tenham essa consciência”, salientou.

O recomendado é fazer a revisão alguns dias antes de partir para haver alguma margem de tempo caso o conserto demorar. “Não gosto de deixar para a última hora, fazendo a revisão dias antes dá para sentir o carro e voltar na oficina se perceber que tem algo errado”, diz ele.


Uma peça ou sistema de um veículo interfere nos demais, por isso é preciso se atentar a tudo. Profissionais fernandopolenses da área destacam desde a manutenção dos freios, do sistema elétrico, passando pelo motor até o ar-condicionado, que além de conforto evita que os vidros embacem. As condições das palhetas dos limpadores de para-brisa e do vidro traseiro também precisam ser checadas. São itens essenciais para garantir a visibilidade de chuva.


RESIDÊNCIA

Quem viaja e deixa a casa sozinha precisa tomar certos cuidados em relação à segurança. Nesta época, residências vazias se tornam alvos de bandidos. Algumas atitudes podem evitar problemas. Além das precauções básicas, como se certificar de que todas as portas e janelas estão fechadas, há outros fatores que requerem atenção. Comentários sobre o tempo de ausência e de detalhes da viagem devem ser feitos somente com pessoas de confiança.


Gabrielle Dantas, 35 anos, aproveita as férias escolares de seus dois filhos pequenos e viaja todo mês de janeiro para visitar os pais que moram em Belo Horizonte. Ela vai tranquila porque já tem montado um esquema para os dias em que estará fora. “Quando viajo, minha cunhada vai até a minha casa cuidar do cachorro e aguar as plantas todos os dias. Ela acende e apaga as luzes e recolhe correspondências. A residência não fica abandonada”, destaca.


ORIENTAÇÕES 

A manutenção do local é essencial. Sinal de abandono é a senha aos bandidos de prontidão. As costumeiras lembranças de não se deixar a luz acesa constantemente. A noite ajuda a prevenir, mas de dia é um chamariz para ladrões. Muita ração a animais estando à vista de quem passa na rua, acúmulo de jornais, revistas e correspondências na casa, a frente do imóvel suja e abandonada - tudo isso chama a atenção dos criminosos, de acordo com as orientações da Polícia Militar.


A PM ainda recomenda relações de boa vizinhança. Sabendo que o morador ao lado está ausente, o vizinho precisa ficar atento a barulhos e movimentações estranhas até que ele volte. Verificando qualquer anormalidade fora disso, a orientação é ligar ao 190 para denunciar.


Manutenção do automóvel é essencial para uma viagem tranquila 





últimas