Mariângela Ang

Como ter sucesso e ser feliz ao mesmo tempo?

Como ter sucesso e ser feliz ao mesmo tempo?

Por Mariângela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Por Mariângela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Publicada há 6 anos

Competiçãoou Cooperação

Em sua opinião,qual deles colabora mais com a evolução humana?

 

Charles Darwin,em seu livro “A origem das espécies” (1859), defende a evolução das espéciesatravés da seleção natural ou luta pela sobrevivência. O que reforça que aideia de competição colabora mais com a evolução. No entanto,alguns outros cientistas e biólogos, neodarwinianos ou contrários aodarwinismo, concordam que a cooperação é a atitude que maiscolabora para a nossa evolução. 

 

Um biólogofrancês chamado Jean-Baptiste de Lamarck foi o primeiro cientista a falar deevolução das espécies (50 anos antes de Darwin). E, embora a teoria de Darwintenha ficado muito mais conhecida e, até os dias atuais, ainda nos dê muitasdiretrizes, Lamarck oferece uma explicação interessante para a nossa evolução.Ele afirmava que os organismos passam por adaptações necessárias à suasobrevivência em um ambiente que se modifica constantemente. Essa explicação seassemelha muito ao que os biólogos modernos defendem como sendo a maneira comonosso sistema imunológico se adapta ao meio ambiente.

 

O biólogo BruceH. Lipton, em seu livro “A biologia da crença” diz que nossas células são“capazes de aprender com as experiências que vivenciam em seu ambiente”. Eleafirma que estas “células inteligentes procuram ambientes que sejam adequados àsua sobrevivência e evitam todos os que possam ser tóxicos e/ou hostis”. Pelomenos a mim, estas duas abordagens lembram muito a nossa forma de nos colocarem nossos ambientes sociais. Não raro, todo e qualquer tipo de ambiente pesado,negativo, carregado, nos deixa também da mesma forma e, tendemos a nos afastarou nos isolar. O contrário também é verdadeiro. Quando estamos em ambientesleves, alegres, motivadores, tendemos a nos elevar e nos sentimos mais“fortes”. Alguém aí concorda com isso?

 

E, como sou euque estou escrevendo o artigo, vou arriscar o meu pitaco aqui(hehehehe). Na minha opinião, enquanto não aprendermos a importância dacooperação entre as diferentes espécies, estaremos colocando em grande risco onosso destino como raça humana. Todo este caos que estamos presenciando diaapós dia ao nosso redor é fruto justamente da crença de termos que competir,guardar o nosso osso e não dividir com ninguém, rosnar e morder quem ousar seaproximar dele. Matamos ou morremos para defender nossos ideais ou nossoterritório e achamos que isso é que nos faz evoluir, mas esquecemos que nãosomos indivíduos sozinhos.

 

Talvez você queestá lendo possa estar pensando que fugi um pouco do tema, mas, se observar bemirá perceber que nunca temos sucesso sozinhos, nunca somos felizes sozinhos.Algumas pesquisas britânicas (Britain´s Natural Environment Research Council)revelam uma possibilidade de estarmos passando por nossa sexta extinção, porém,dessa vez o motivo não vem de fora. Um dos autores do estudo afirma que aextinção está sendo causada por um organismo animal: o homem. 

últimas