terça, 23 de janeiro de 2018
área do assinante
09/01/2018 17:09

‘Janeiro Branco’ reforça cuidados com a saúde mental

Com profissionais treinados e capacitados, treze núcleos realizam esse atendimento no município

SECOM 



O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação.  Pensando nisso foi criado no Brasil o “Janeiro Branco”, uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela. O movimento é um marco para uma nova reflexão acerca dos planos para melhoria da saúde mental e alcançar verdadeiramente a felicidade.


Ressalta-se que existem variados comportamentos que não estão necessariamente relacionados a uma doença mental, mas que tendem a desestabilizar o indivíduo; como por exemplo, estresse, ansiedade, nervosismo, irritação entre outros sintomas que associados podem desencadear um quadro de doença mental.


Em Fernandópolis, a rede pública de saúde conta com vários setores que dão suporte às pessoas que necessitam de atendimento e acompanhamento profissional da saúde mental. Com o ‘Janeiro Branco’, as ações cotidianas são reforçadas, a fim de que toda população tenha conhecimento dos trabalhos desenvolvidos no município.


Ao todo são treze núcleos localizados em diferentes bairros da cidade e que contam com o atendimento realizado por profissionais treinados e capacitados.    


NÚCLEOS DE APOIO

CAPS II – localizado na Rua Professor Olívio de Araújo, 08 tel: 3442-3172 (para pessoas com transtorno mental grave)


CAPS AD – Rua São Paulo, 1373, 3442-6612 (para pessoas em uso abusivo de álcool e droga)


CISARF – Rua Sergipe, 660, 3463-1539 ou 3463-1252 (pacientes que foram encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para este especialista)


UBS Pôr do Sol – consultas psiquiátricas. 3442-5769 (pacientes que foram encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para este especialista)


Grupos terapêuticos do NASF  – para usuários das Unidades de Saúde do Araguaia, Paraíso, COHAB Antônio Brandini, Ipanema, Uirapuru, Santa Barbara e Vila Regina (selecionados por profissionais das UBSF)


Apoio matricial do NASF – para usuários das Unidades de Saúde do Araguaia, Paraíso, COHAB Antônio Brandini, Ipanema, Uirapuru, Santa Barbara e Vila Regina (selecionados por profissionais das UBSF)


Centro Integrado de Saúde – 3462-3567 Psicoterapia ( encaminhados pelos médicos das unidades de saúde)


FEF – 3465-0000  - Psicoterapia - (por encaminhamento dos médicos das unidades de saúde


Cadip – para usuários acompanhados por este setor (doença infecto contagiosas e HIV) – 3442-7733


AME – para usuários acompanhados por este setor - 3465-3030


Lucy Montoro – para usuários acompanhados por este setor – 3463-8100


CRAS – para pessoas em vulnerabilidade social e identificado pelo técnico do CRAS à necessidade de inserir ao grupo.


CREAS – para pessoas em acompanhamento neste setor.