Mariangela Ange

Como ter sucesso e ser feliz ao mesmo tempo?

Como ter sucesso e ser feliz ao mesmo tempo?

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Publicada há 6 anos

Albert Einstein disse, certa vez, que “Todos nós somos gênios. Mas, se julgarmos um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, elevai passar a vida inteira acreditando que é um estúpido.”Muitas vezes conhecemos o nosso dom e somos ótimos fazendo aquilo, mas, nos contentamos em sermos bons fazendo outras tarefas. Às vezes, chegamos a nos submeter a sermos péssimos exercendo uma função só por causa das inúmeras justificativas que arranjamos pra nos convencer de que é ali que devemos estar ou acabamos sucumbindo às pressões sociais as quais somos expostos. Quantas e quantas vezes aceitamos trabalhos que, obviamente, odiamos pra corresponder a expectativas, exigências, responsabilidades, etc? Pensemos...


Sri Prem Baba, mestre espiritual e guru, cita em seus discursos algo do tipo: “Não temos o que queremos. Temos o que achamos que merecemos”.Estamos bem no início do ano ainda. É tempo de balanço, de maturação, de revisar planos, metas, alinhar sonhos e realidade. Dê 10 minutos à você para fazer as seguintes reflexões: Quais eram os seus planos a 5 anos atrás? Você alcançou todos eles até a data de hoje? Se possível, pegue um papel e uma caneta e transcreva tudo o que lembra que queria conquistar e se você conseguiu conquistar tudo isso que se propôs. Caso você perceba que não alcançou a maioria dos seus objetivos, certamente seria importante você fazer um reajuste acerca do que você tem acreditado que merece conquistar.


Em seguida eu lhe proponho mais uma reflexão, ainda mais profunda do que as duas primeiras acima e você precisa ser completamente sincero(a) consigo mesmo(a), pois, a resposta só interessa a você. Reflita e responda: “Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda uma eternidade?” (Fridrich Wilhelm Nietzsche - filósofo). Toda a nossa existência só existe no momento presente, portanto, se você não tem vivido da maneira como deseja hoje, quando acredita que viverá?


Nós construímos as circunstâncias para alcançar qualquer coisa que desejemos e, independente das justificativas que damos para explicar os motivos de não conquistarmos o que desejamos, não há sequer uma prova contra o fato de que, "se podemos sonhar, podemos realizar".


É claro que dá um frio na barriga terrível, mas veja bem, este é o medo falando mais alto. É ele tentando amarrar você em uma vida sem sentido que, depois de anos, você vai reavaliar e perceber que a pergunta mais foda que vai ecoar na sua mente será: "E se eu tivesse tido coragem?".


“Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há” (Mestre Yoda). Quanto tempo mais da sua vida você passará apenas tentando ser feliz?




últimas