Gilberto Abreu

Escola? Pra quê?

Escola? Pra quê?

Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira

Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira

Publicada há 6 anos

Quem já não ficou com aquele frio na barriga para iniciar o primeiro dia de aula? E aquela sensação de liberdade que o recreio proporciona? O que dizer dos colegas e amizades conquistadas ao longo da trajetória escolar? E os professores? O que falar daquele momento que enquanto aluno você percebeu que de fato entendeu e conseguiu aprender algo novo na Escola? Já se perguntou para que serve a escola?


Pois então, tais questionamentos contribuem para que, aos poucos, possamos sair do comodismo e buscar respostas não apenas nas documentações legais, mas também em memórias da educação, aprofundamento técnico, teórico e prático de todos agentes do processo educativo.


Sabemos que a Escola, instituição existente há séculos, tem como uma de suas características socializar o saber acumulado, desempenhou por inúmeras décadas, funções de transmissão de valores e comportamentos sociais de momentos específicos, além de desempenhar papeis de manutenção do saber. Vivemos hoje em uma sociedade do conhecimento, mediada por uma rede de informações e nesse cenário, não cabe mais uma a Instituição antiquada que não consegue acompanhar essa dinamização.


O processo de escolarização deve proporcionar algumas mudanças na vida e no cotidiano de muitas pessoas, porém, a Escola que muitos estudaram na qual o docente exercia o papel central no processo de ensino e aprendizagem já não cabe mais nos espaços das redes de informação, cabendo aos agentes do processo educativo exercerem papel de mediador de conhecimento e ao Poder Público proporcionar e garantir melhorias a esta instituição de saber sistematizado.


Neste sentido cabe lembrar que, muitas pessoas acreditam ainda que Escola serve apenas para transmitir valores, reproduzir conteúdo, disciplinar crianças, entre outras finalidades, porém, as definições vão longe, cada qual de acordo com as experiências individuais e coletivas vivenciadas ao longo do trajeto escolar.


É importante lembrar que Escola é um espaço voltado para a comunidade e deve ter o intuito de produzir e socializar o conhecimento e a partir disso ainda, deve estabelecer diálogos com esta comunidade mostrando-se como lócus de produção de cultura e conhecimento.


E para você, afinal, para que serve a Escola?


Forte Abraço. Boas Reflexões.

 

 

últimas