EDUCAÇÃO

Município assina termo de adesão ao programa JEPP

Município assina termo de adesão ao programa JEPP

SEBRAE-SP destaca que Fernandópolis já possui a maior adesão regional ao Programa Jovens Empreendedores

SEBRAE-SP destaca que Fernandópolis já possui a maior adesão regional ao Programa Jovens Empreendedores

Publicada há 6 anos

SECOM



 

No final da tarde desta última quinta-feira, 18, o prefeito de Fernandópolis André Pessuto assinou o termo de adesão ao programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Ao lado da secretária de Educação Flávia Resende, o município assume o compromisso de capacitar os profissionais da educação, e consequentemente, levar aulas de empreendedorismo aos jovens da rede municipal de ensino. Participaram da reunião a gerente regional do SEBRAE Gilvanda Figueiroa, o Gestor de Atendimento Kléber Guerche, a Gestora de Empreendimentos Carla Carina e o secretário de Desenvolvimento Wagner Kamiyama.


“Hoje é mais um dia histórico para Fernandópolis. Receber a notícia que nossa adesão já é a maior da região, mostra que estamos no caminho certo. Precisamos despertar nos jovens o espírito empreendedor, dar a oportunidade que eles possam abrir seus pensamentos e ver o mundo de oportunidades que temos” ressaltou o prefeito Pessuto.


A gerente regional do SEBRAE Gilvanda Figueiroa destacou a importância do JEPP. “Este programa incentiva o aluno do ensino fundamental a buscar o autoconhecimento, as novas aprendizagens. Daqui alguns anos, eles terão o perfil do empreendedor, buscando novos horizontes, e o município que investe nisso, esta justamente pensando no futuro. Fico feliz que a administração de Fernandópolis esta pensando nisso e preparando seus jovens de hoje para o futuro” ressaltou Gilvanda.


Os números apresentados pelo SEBRAE foram significativos com relação à Fernandópolis. Serão capacitados no município 222 professores em sete turmas (seis do fundamental 1 e uma do fundamental 2). Essas capacitações ocorrem no final de janeiro. O início a aplicação da metodologia em sala de aula deve começar em abril. Participarão em Fernandópolis 3.482 alunos de 146 classes e dez escolas do município. Somados os 57 municípios que participaram do JEPP em 2017, o número de alunos chegou a 2.225, ou seja, somente Fernandópolis conseguiu 1.257 alunos a mais.


Para a secretária de Educação Flávia Resende os números apresentados mostram a seriedade que a administração municipal esta tendo com relação a este programa. “Os números apresentados pelo SEBRAE confirmam a nossa preocupação com os jovens. Precisamos capacitar os jovens, mas para isso, temos que buscar as parcerias. Ter o SEBRAE como parceiro nos da à certeza e segurança da qualidade do que vai ser oferecido” destacou a secretária.


Os alunos receberão material didático oferecido gratuitamente pelo SEBRAE e serão realizados encontros todas as semanas. Ao término do ano, os alunos realizarão uma feira para apresentar todo o conteúdo aprendido. Cada turma do ensino fundamental vai trabalhar com uma temática diferente.


JEPP

 A ideia do programa é que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Desta forma, o curso procura apresentar práticas de aprendizagem, trabalhando com quatro pilares:

- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

 

 

TEMÁTICAS

 

ALUNOS - 1º ANO – “O MUNDO DAS ERVAS AROMÁTICAS”

ALUNOS – 2º ANO – “TEMPEROS NATURAIS”

ALUNOS – 3º ANO – “OFICINA DE BRINQUEDOS ECOLÓGICOS”

ALUNOS – 4º ANO – “LOCADORA DE PRODUTOS”

ALUNOS – 5º ANO – “SABORES DE CORES”

ALUNOS – 6º ANO – “ECOPAPELARIA”

ALUNOS – 7º ANO – “ARTESANATO SUSTENTÁVEL”

ALUNOS – 8º ANO – “EMPREENDEDORISMO SOCIAL”

ALUNOS – 9º ANO – “NOVAS IDEIAS, GRANDES NEGÓCIOS”



últimas