3 PONTOS

Domingo será celebrado o Dia Mundial da Religião

Domingo será celebrado o Dia Mundial da Religião

Publicada há 6 anos

Livia Caldeira / Marcela Barbar 


Neste domingo, 21 de janeiro, será celebrado o Dia Mundial da Religião, uma data que serve para dar destaque à importância do respeito às diferentes crenças religiosas e à fé das pessoas. Esta é uma data que ainda merece atenção especial no nosso país, uma vez que o Brasil é caracterizado pela ampla miscigenação cultural e diversidade religiosa. O respeito às diversas manifestações culturais e a luta contra preconceito e intolerância religiosa são tema de discussão da coluna TRÊS PONTOS deste sábado, que conversou com um pastor, um católico e um umbandista. Confira:


“Diferentes religiões movidas por uma mesma fé”


A Umbanda me ensinou que cada um é o que é, cada pessoa sabe em seu íntimo quais são suas ações e reações. Conto com o auxílio das entidades para qualquer momento da minha vida, seja ele bom ou ruim. Acredito que o verdadeiro umbandistas entende e respeita os credos e sabe que a mesma fé que me faz amar os guias, faz o católico amar sua igreja ou um muçulmano amar Alá. A importância do respeito à nossa religião em primeiro lugar é a liberdade de você escolher e frequentar um lugar que te faça bem e que traga mudanças na sua vida.

(Guilherme Martins – estudante de jornalismo)


“Amor ao próximo é fundamental”


Acreditar em algo é essencial para o ser humano. As práticas religiosas nos fazem sentir bem, e nos ajudam a ter esperança. Sou católico, não pelo simples fato de ter nascido católico, mas por vivenciar e sempre buscar conhecer mais minha fé. Seguir uma religião não é simplesmente estar ali, é necessário conhecer e se aprofundar, e além de tudo conhecer o outro. O contato com outras culturas e religiões é sinal de respeito para com a humanidade, é reconhecer que somos um só povo em diversas nações, culturas e crenças, e o essencial é amar o próximo como a si mesmo.

(Edivaldo Mella Janasco – assessor de imprensa) 


“Buscar Deus: razão e centro da alegria humana”


Todo ser humano é dotado de um vazio intrínseco, vazio este que não pode ser preenchido por bens, excesso de afazeres, status, fama ou poder. Buscar Deus é a razão e o centro da alegria humana. A religião nos dota de boas obras, e leva a pessoa a ser mais coerente, centrada e viver os valores e princípios espirituais que além de gerar um crescimento interior, a mesma se socializa de maneira melhor e mais saudável respaldadas no amor, compaixão e misericórdia. Independente de qualquer que seja o credo religioso devemos respeitar a cada um, sem fazer acepção de pessoas, pois a máxima da vida é o AMOR. Deus é amor (1 João 4.8).

DEUS é único, não há vários deuses. Todavia o único que nos leva a Deus é Jesus Cristo segundo a Bíblia, as Escrituras Sagradas que é a própria boca de Deus como nosso manual de vida, fé e prática cristã. Jesus deve ser o centro de tudo e como símbolo no cristianismo temos a figura do peixe que na língua grega significa ICTHUS = Jesus Cristo filho de Deus Salvador!

Ainda sobre o amor de Deus para com a humanidade nos deparamos com o eixo central das Escrituras Sagradas:

 João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.17. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.18. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

(Marcos Orati – Pastor)




últimas