CULTURA

Biblioteca dispõe de vários livros que viraram filme

Biblioteca dispõe de vários livros que viraram filme

Publicada há 6 anos

SECOM


   

São muitas as histórias de livros transportadas para o cinema e vice versa. Narrativas com personagens profundos, detalhados e contos que nos passam mensagens valiosas. Por isso, por milhares de vezes essas histórias são contadas de outra maneira, nas telas de cinema ou nas páginas dos livros.


Uma das propostas da Secretaria de Cultura de Fernandópolis é difundir esses dois universos, já que diversas narrativas que se transformaram em excelentes filmes, também podem ser encontradas nas prateleiras da Biblioteca Municipal, revelando trechos que o cinema não mostrou.


“Lendo algumas obras, você tem acesso a um novo mundo. Depois de ler esses livros, com certeza vai enxergá-los de uma maneira diferente e a hora da pipoca ficará bem mais interessante”, cita a Secretária Iraci Pinotti. 


OBRAS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA

ARTE 1 - MUSASHI

Este livro japonês do século XX narra a história de Miyamoto Musashi, na vida real um samurai do Japão da época dos xoguns. De garoto selvagem e sanguinário, transforma-se aos poucos em guerreiro equilibrado, um espírito evoluído, capaz de entender e amar tanto a esgrima quanto as artes, tornando-se o maior e mais sábio dos samurais. Depois dos livros adaptações para o cinema e até animes ganharam as telas. Porém com uma personalidade complexa e um código de conduta rígido transformam o livro numa experiência além do sangue espirrado de sua katana nas telonas.


ARTE 2 - FALA SÉRIO, MÃE!

Amor, carinho, compreensão e, claro muitas, muitas brigas. Brigas importantes, bobas, engraçadas, memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, arrumação do quarto, namorados, legumes, viagens, hora de chegar das festas... tudo é motivo para pelejas domésticas. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.


ARTE 3 - ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE

O clássico da escritora Agatha Christie traz uma trama que começa numa gélida noite de inverno. Logo depois da meia-noite, um banco de neve obriga o luxuoso Expresso Oriente a interromper sua viagem de Istambul a Paris e a ficar parado no meio do nada. O trem está surpreendentemente lotado para essa época do ano. Ao amanhecer, um ricaço americano é encontrado morto em sua cabine com várias facadas no peito.  Coincidentemente, Hercule Poirot é um dos viajantes e conduzirá uma de suas mais difíceis investigações nos vagões.


Serviço:

A Biblioteca “Professora Cleusa Maria Papani de Queiroz”, situada na Avenida Milton Terra Verdi, 420 (aberta ao público das 8h às 17h) apresenta mensalmente em sua recepção, livros que foram transformados em filmes e seriados de grande sucesso nacional e internacional.


 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

 


últimas