DE VOTUPORANGA

Ossada de Dimas Casemiro é identificada

Ossada de Dimas Casemiro é identificada

Votuporanguense vítima da Ditadura Militar, foi torturado e morto em 1971; em 1990 seus restos mortais foram encontrados numa vala comum em São Paulo e no ano passado mandados para um laboratório n

Votuporanguense vítima da Ditadura Militar, foi torturado e morto em 1971; em 1990 seus restos mortais foram encontrados numa vala comum em São Paulo e no ano passado mandados para um laboratório n

Publicada há 6 anos

Diário de Votuporanga 


Fabiano Casemiro, filho de Dimas, disse que o reconhecimento ossada do pai gera esperança a outras famílias 



Dimas Antônio Casemiro foi torturado e morto, vítima da Ditadura Militar em 1971. A identicação da ossada foi feita por um laboratório da Bósnia, para onde os restos mortais tinham sido enviados em setembro do ano passado.O publicitário Fabiano Casemiro é filho de Dimas, proprietário da Imagem Publicidades em Votuporanga e na tarde de ontem ele falou com nossa equipe sobre a morte do pai.


“Eu tinha apenas 4 anos quando ele desapareceu. Meu pai e minha desde que começaram a participar de movimentos contra a repressão política eles se mudaram pra São Paulo; na época não existia condições de você ter esse ideal e residir numa cidade pequena. Meu pai participava de um movimento e o meu tio, o Denis Casemiro, que também foi torturado e morto, mas identicado e sepultado em Votuporanga em agosto de 1991, participava de outro movimento semelhante”, explica Fabiano.


O filho de Dimas explica que apesar de não ter conhecido o pai sempre soube por meio de parentes sobre sua história, mas conta que nunca imaginaria que um dia seus restos mortais fossem identicados.Fabiano conta que na sua infância nunca ficou ou foi traumatizado em função disso. “Eu preferia ele vivo do que morto, mas eu respeito demais o ideal dele, foi uma coisa muito forte, onde ele pôs em risco a própria família; essa era a luta dele”.


“Meu filho de 11 anos inda não sabe nada desta história, já a minha filha,até levou material à escola para explicar em sala de aula. Eu já a levei ela reuniões em São Paulo para que pudesse entender o que aconteceu com o avô”.Fabiano disse que há muitos anos aguarda o reconhecimento dos restos mortais do pai. “A identicação é uma esperança a mais para outras famílias que ainda não tiveram essa oportunidade de sepultar seu ente. Eu cumprimento e agradeço aos prossionais envolvidos nesta identicação,porque sei que foi um trabalho dicílimo.Se identicaram meu pai,poderão identicaroutras vítimas também”.  


Fabiano conta que recebeu a notícia da identicação de seu pai nesta semana e que participou de uma teleconferência  com os médicos legistas, mas comenta que ainda é muito cedo para saber como e quando irá receber os seus restos mortais do pai. Mas garante que quer estudar a possibilidade de sepultá-lo junto ao irmão Denis.


Conheça a história, luta e morte de Dimas Casemiro



http://www.diariodevotuporanga.com.br/2018/02/21/ossada-de-dimas-casemiro-e-identificada-fabiano-casemiro-filho-de-dimas-fala-sobre-a-identificacao/





últimas