EXEMPLO!

Tentando reflorestar área incendiada, morador plantas mudas de árvores

Tentando reflorestar área incendiada, morador plantas mudas de árvores

Iniciativa veio após incêndio destruir 40 mil metros quadrados

Iniciativa veio após incêndio destruir 40 mil metros quadrados

Publicada há 3 anos

Emerson já plantou cerca de 50 mudas. Atitude ganhou apoio de outros cidadãos. Foto: Reprodução/Facebook

Da Redação

A iniciativa de um morador de Jales está atraindo a atenção de muitas pessoas, sobretudo de moradores do município e de defensores do meio ambiente.

O representante comercial Emerson Artuzo, após um incêndio de grande proporções que atingiu o Sistema de Lazer “Lídia Martins Barbosa”, mais conhecido como Matinha do Jacb”, uma área de proteção ambiental permanente, começou um processo de reflorestamento sozinho.

Com mudas de aroeira, cedro, ipê e jacarandá, fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Jales, Artuzo iniciou o replantio na área que fica ao fundo de sua casa. Atualmente já são mais de 50 mudas plantadas e o projeto deu tão certo que outros moradores passaram a apoiar a iniciativa, transformando-a no "Projeto Cuidar", que visa recuperar toda a área incendiada.

DESTRUIÇÃO 

Ocorrido neste ano no último dia 08 de Setembro, a queimada destruiu uma área correspondente a 40 mil metros quadrados, toda classificada como de proteção ambiental. A área é situada entre quatro bairros (Jardim Alvorada, Jardim Arapuã e Nova Jales) e além da vegetação, animais como cobras e macacos foram encontrados carbonizados pelo Corpo de Bombeiros. Um depósito de um catador de recicláveis também foi atingido.

No mesmo mês em 2019, o o Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza de Jales sofreu com incêndio e perdeu mais de 70% de sua vegetação nativa.


últimas