Emerson já plantou cerca de 50 mudas. Atitude ganhou apoio de outros cidadãos. Foto: Reprodução/Facebook
Da Redação
A iniciativa de um morador de Jales está atraindo a atenção de muitas pessoas, sobretudo de moradores do município e de defensores do meio ambiente.
O representante comercial Emerson Artuzo, após um incêndio de grande proporções que atingiu o Sistema de Lazer “Lídia Martins Barbosa”, mais conhecido como Matinha do Jacb”, uma área de proteção ambiental permanente, começou um processo de reflorestamento sozinho.
Com mudas de aroeira, cedro, ipê e jacarandá, fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Jales, Artuzo iniciou o replantio na área que fica ao fundo de sua casa. Atualmente já são mais de 50 mudas plantadas e o projeto deu tão certo que outros moradores passaram a apoiar a iniciativa, transformando-a no "Projeto Cuidar", que visa recuperar toda a área incendiada.
DESTRUIÇÃO
Ocorrido neste ano no último dia 08 de Setembro, a queimada destruiu uma área correspondente a 40 mil metros quadrados, toda classificada como de proteção ambiental. A área é situada entre quatro bairros (Jardim Alvorada, Jardim Arapuã e Nova Jales) e além da vegetação, animais como cobras e macacos foram encontrados carbonizados pelo Corpo de Bombeiros. Um depósito de um catador de recicláveis também foi atingido.
No mesmo mês em 2019, o o Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza de Jales sofreu com incêndio e perdeu mais de 70% de sua vegetação nativa.