SAÚDE
Rede de Urgência e Emergência alerta para cuidados no de fim de ano
Rede de Urgência e Emergência alerta para cuidados no de fim de ano
População é orientada a adotar medidas preventivas diante do aumento de acidentes
População é orientada a adotar medidas preventivas diante do aumento de acidentes

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Rede de Urgência e Emergência alerta a população que o período de final de ano, tradicionalmente, registra um aumento significativo nos atendimentos relacionados a acidentes e agravos à saúde. Entre as principais ocorrências estão acidentes de trânsito, afogamentos, quedas, queimaduras, intoxicações e casos de violência interpessoal, situações que demandam atendimento imediato.
Diante desse cenário, é orientado a população a adotar medidas preventivas, como respeitar as leis de trânsito, evitar dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias, redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais e manter atenção em ambientes aquáticos para prevenir afogamentos.
Outras recomendações incluem cautela no uso de fogos de artifício, churrasqueiras, equipamentos elétricos e fontes de calor, bem como evitar excessos que possam comprometer a segurança individual e coletiva.
Em situações de urgência ou emergência, a orientação é acionar imediatamente o SAMU pelo telefone 192, que funciona 24 horas, com equipes capacitadas para realizar a avaliação, estabilização e o encaminhamento adequado dos pacientes.
A RUE (Rede de Urgência e Emergência) informa ainda que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estará com a escala de profissionais reforçada para garantir a manutenção da assistência qualificada e o atendimento da demanda espontânea de urgência e emergência durante todo o período de final de ano.
Por fim, a Rede reforça que a utilização consciente dos serviços de saúde contribui para a organização do sistema e possibilita um atendimento mais rápido e eficiente às pessoas que realmente necessitam de cuidados imediatos.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis