ENTRELINHAS

Que legal! Médica cubana: de desempregada à secretária de Saúde em Prefeitura da região

Que legal! Médica cubana: de desempregada à secretária de Saúde em Prefeitura da região

Conheça a história de Dania que, em Cuba, já teve mais de 900 funcionários

Conheça a história de Dania que, em Cuba, já teve mais de 900 funcionários

Publicada há 3 anos

E vêm mudanças nas marginais! Até que enfim!

Artur, Neuclair, Everson, André e João durante a reunião no DER. Foto: Divulgação/Facebook

Ao que parece a relação política entre o governo municipal fernandopolense e o estadual deve galgar quantitativa e qualitativa melhora com a inclusão de um membro do PSDB no Executivo (o vice Artur Watson), trazendo, por consequência, benefícios outrora negados ou protelados.

Após visitação de uma comitiva encabeçada pelo prefeito André Pessuto, junto com o Artur e o secretário de Obras João Hashijume, à sede regional do Departamento Estadual de Rodagens (DER), eles obtiveram o compromisso de que obras serão executadas visando melhorar o fluxo nas entradas e saídas das marginais, uma demanda reprimida e rogada há tempos.

Numa postagem na manhã de ontem, 08, a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) afirmou que em breve serão atendidas tais reivindicações, agradecendo ao diretor regional do DER Everson Grigoleto e a seu assessor Neuclair Félix.

Mais que a suspensão! Eles querem a revogação do aumento do ICMS

O presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti, realizou um pronunciamento contra o aumento do ICMS - Foto: Gustavo Jesus

Trabalhadores e produtores rurais, além de sindicalistas e sindicalizados, deram mostras nesta quinta, 08, de que irão defender seus interesses frente às medidas impostas pelo governo estadual.

Cerca de 70 veículos – muitos maquinários inclusos – mobilizaram as principais ruas e avenidas de Fernandópolis, marchando contra o aumento nas alíquotas do ICMS que entrariam em vigor nesta virada de ano e causariam aumentos de preços aos consumidores de diversos produtos.

Apesar da oneração ter sido revogada, o presidente do Sindicato Rural local Marcos Mazeti explicou que, agora, não basta a suspensão. Eles querem a revogação completa da proposta. Além disso, há o aumento no valor da energia elétrica, dos pasteurizados e dos hortifrutigranjeiros que estão em vigor.

Aliás, nas redes sociais, três deputados com atuação regional – Carlão Pignatari (PSDB), Analice Fernandes (PSDB) e Itamar Borges (MDB) estão sendo intensamente cobrados por terem votado a favor do aumento das alíquotas proposto pelo governador João Doria (PSDB). Carlão, inclusive, defendeu, como líder de governo, a proposta e angariou votos a favor da oneração.

E caminhoneiros preparam paralisação no dia 1º

Imagem mostra manifestação ocorrida em 2018 em protesto que pedia "Fora Temer" e a "Intervenção Militar". Foto: Arquivo/Jornal O Extra.net

E o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) anunciou que deve parar o transporte de cargas rodoviárias no país no próximo dia primeiro. O motivo oficial propagado é o constante aumento dos preços do óleo diesel. O CNTRC representa em torno de 30 mil a 40 mil pessoas.

Já outra liderança do setor, o caminhoneiro Alexandre Batista Patrício, de Paulínia (SP), afirmou que ainda irá estudar com sua base a aderência ou não ao movimento.

O diretor-presidente do CNTRC, Plínio Nestor Dias, explicou que a manifestação não tem caráter político — ao contrário de vídeo que circula em uma rede social que diz que a pauta é contra os governadores.

Na real o tema – preço dos combustíveis – é pautado pelo governo federal.

Prefeito nomeia esposa, sogra e primo como secretários municipais

O prefeito Severino Dias: nomeações de parentes junto com vice e presidente da Câmara. Foto: www.ogritoserrano.com.br

Já que ganhei...

Pensando ter plena liberdade para usar e abusar de sua caneta, esquecendo-se de duras regras que combatem o nepotismo, o prefeito Severino Dias (DEM) nomeou como secretários municipais a esposa Carolina Coelho de Almeida Dias e a sogra Rosa Maria Coelho de Almeida. Elas assumiram, respectivamente, as pastas de Integração de Políticas das Mulheres e de Assistência Social.

Não bastasse, ele também nomeou um primo para dirigir o Fundo de Previdência de Vassouras (RJ): Felipe Barros Nogueira de Paula. 

Detalhes: tanto o vice-prefeito como o presidente da Câmara também têm parentes nomeados para a administração pública.

Que legal! Médica cubana: de desempregada à secretária de Saúde em Prefeitura da região

Dania Cabrera durante homenagem concedida pelo Legislativo ocorrida em 2018. Foto: Jornal de Jales

A história é emocionante e chegou-nos através do Blog do Cardosinho, que relatou a recente nomeação da médica cubana Dania Yelises Gómes Cabrera para a chefia da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco, próximo a Jales.

Dania chegou ao município em 2015 através do programa do governo federal Mais Médicos, tendo exercido a profissão por três anos. Ele ficou “famosa” por percorrer a cidade numa bicicleta para atender aos pacientes que não podiam ir até a unidade de saúde.

Em 2019 o presidente Jair Bolsonaro assumiu e rompeu o contrato com o governo cubano. Ela perdeu o emprego e acabou indo trabalhar de balconista numa farmácia da cidade.

Nesta semana, com a assunção do prefeito eleito Sebastião de Oliveira Baptista(PTB), Dania foi nomeada secretária municipal de Saúde de São Francisco.

A agora secretária municipal durante atendimento a uma paciente em 2017. Foto: Blog do Cardosinho

Nascida em 1972, Dania formou-se há mais de 20 anos em Medicina Geral Integral pelo Instituto Superior de Ciências Médicas Santiago de Cuba. Em seu país, a médica cubana – que estudou também administração hospitalar – já dirigiu uma Policlínica com mais de 900 funcionários. Ela acabou se casando com um jalesense.

Ela já fora homenageada pela Câmara Municipal, após aprovação unânime da proposta, com o Título de Cidadã Honorária, pela simpatia, qualidade do atendimento e por trabalhar, inclusive, fora do horário estipulado.

Em Cuba ela tem um casal de filhos adolescentes.

Votuporanga perde 747 empresas na pandemia

O prefeito Jorge Seba, eleito com 21.184 votos, tem o desafio de gerar novos postos de trabalho. Foto: Votuporangatudo.com.br

Os números são da Secretaria Municipal da Fazenda: o município fechou 2020 com menos 747 empresas que descerraram as portas. Na avaliação do novo governo do prefeito Jorge Seba (PSDB), muitas delas tiveram como motivação principal a pandemia e suas restrições impostas a partir de Março passado.

Por outro lado, 1.331 novos empreendimentos foram instalados em Votuporanga no mesmo prazo, sendo que, no comparativo com o período anterior – 2019 – foram abertas 1.390 empresas e encerradas 862.

Apesar de menor, há a suspeita de que o índice de 2020 seja bem maior, já que muitos empreendimentos podem estar inoperantes sem que tenham feito o encerramento formal das atividades junto à Prefeitura.

Tudo como dantes...

Era para ser extintas duas secretarias – a de Planejamento e a de Comunicação – mas, após “estudos mais aprofundados”, tudo deve permanecer como dantes em Jales. O recém-empossado Luís Henrique afirma que mesmo assim a Reestruturação Administrativa e Organizacional proposta resultará em contenção de gastos. Há contestações!

Sigilo justificável?

O Palácio do Planalto decretou sigilo de até cem anos ao cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro e a qualquer informação sobre as doses de vacinas que ele tenha recebido. A decisão foi informada à revista Época em resposta a um pedido feito pela coluna de Guilherme Amado com base na Lei de Acesso à Informação.

Ficou feio para Dado

Ainda repercute – e muito – a saída do ex-prefeito João Dado da cerimônia de posse do eleito Jorge Seba. Durante o evento, Dado teve ciência de que sua pretensão (fazer uma extensa prestação de contas do seu governo) seria refutada pela presidência do Legislativo. Insatisfeito, ele, juntamente com a esposa Mônica, se retiraram enquanto Seba ainda pronunciava seu discurso de pose.

Fundo do poço

A produção de veículos no Brasil cai 31,6% em 2020 e tem o pior resultado desde 2003. As exportações caíram 24,3% e, o número de empregos, 4%. Para 2021, a Anfavea tem previsões "conservadoras" para o setor, com crescimento de 25% na produção, embora não aposte numa projeção mais segura devido à segunda onda da pandemia.

..."a incúria do Governo Federal não pode penalizar a diligência da Administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária".Do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, ao impedir que o governo federal do presidente Jair Bolsonaro, através do Ministério da Saúde, confisque os insumos (seringas e materiais correlatos utilizados na vacinação) adquiridos e armazenados pelo governo paulista para iniciar a campanha de vacinação. Valem lembrar que o governo federal adquiriu até agora cerca de 3% das seringas necessárias para uma campanha nacional.

9 de janeiro é o 9.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 356 para acabar o ano (357 em anos bissextos). Dia Internacional do Astronauta - Estados Unidos e Dia do Fico no Brasil.

ACONTECIMENTOS:

1349 — A população judaica da Basileia, considerada pelos residentes como a causa da Peste Negra em curso, é presa e incinerada.

1431 — Começa em Ruão o julgamento de Joana d'Arc.

1822 — Príncipe regente D. Pedro de Alcântara vai contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil, dando início ao processo de independência brasileira.

1881 — Entra em vigor, no Brasil, a Lei Saraiva que estabelece o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o alistamento preparado pela Justiça.

1905 — Domingo Sangrento: manifestantes pacíficos marcham até o Palácio de Inverno, em São Petersburgo, para pedir uma petição ao czar Nicolau II da Rússia e são recebidos a tiros pela Guarda Imperial.

1916 — Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Galípoli termina com uma vitória do Império Otomano e as últimas forças Aliadas são evacuadas da península.

1945 — Segunda Guerra Mundial: começa a Invasão do Golfo de Lingayen.

2007 — O americano Steve Jobs, o CEO da Apple, apresenta o iPhone original em um Macworld keynote em São Francisco.

NASCIMENTOS:

1554 — Papa Gregório XV (m. 1623).

1679 — Luísa de Bragança, duquesa de Cadaval (m. 1732).

1811 — Gilbert Abbott à Beckett, jornalista e escritor britânico (m. 1856).

1859 — Carrie Chapman Catt, ativista do direito das mulheres norte-americana (m. 1947).

1891 — August Gailit, escritor soviético (m. 1960).

1913 — Richard Nixon, comandante, advogado e político norte-americano (m. 1994).

1920 — João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro (m. 1999).

1933 — Paulo Goulart, ator brasileiro (m. 2014).

1944 — Henry Sobel, rabino brasileiro (m. 2019) e Jimmy Page, guitarrista, compositor e produtor britânico.

1958 — Mehmet Ali Ağca, terrorista turco.

Nascido numa família pobre da Turquia, tornou-se conhecido após matar o jornalista de esquerda Abdi İpekçi, em 1 de fevereiro de 1979, e depois tentou assassinar o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981, após escapar de uma prisão turca.

1973 — Sean Paul, rapper, cantor, compositor, músico, produtor musical e ator jamaicano.

FALECIMENTOS:

1514 — Ana, Duquesa da Bretanha e rainha consorte da França (n. 1477).

1799 — Maria Gaetana Agnesi, matemática e filósofa italiana (n. 1718).

1819 — Catarina Pavlovna da Rússia (n. 1788).

1873 — Napoleão III de França (n. 1808).

1908 — Wilhelm Busch, poeta, ilustrador e pintor alemão (n. 1832).

1994 — Benjamin Cattan, ator, escritor e diretor brasileiro (n. 1925).

2002 — José Bonifácio Coutinho Nogueira, empresário e político brasileiro (n. 1923).

2011 — Peter Yates, produtor e cineasta britânico (n. 1929).

2019 — Padre Quevedo (foto abaixo), padre jesuíta espanhol (n. 1930).


últimas