ELEIÇÕES 2022
Governo de SP 2022! Pesquisa mostra Alckmin na liderança e candidato de Doria em 7º com 3%
Governo de SP 2022! Pesquisa mostra Alckmin na liderança e candidato de Doria em 7º com 3%
Pesquisa para governo estadual de SP traz cenário ruim para Doria e Bolsonaro
Pesquisa para governo estadual de SP traz cenário ruim para Doria e Bolsonaro
Governo SP! Pesquisa mostra Alckmin na liderança e candidato de Doria na 7ª colocação com 3%
O pleito estadual do próximo ano não será nada fácil para o tucanato e também para os bolsonaristas.
É o que aponta os dados e resultantes de pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 28 de abril e 1º de maio e divulgada hoje, 04/05/2021, em vários órgãos de imprensa.
A liderança atualmente está nas mãos do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) com 19% das intenções de votos; o também ex-governador Márcio França (PSB) é o segundo com 15%.
Eis o grande problema!
Alckmin não deve ter a vaga no partido para ser o nome a disputar o Palácio dos Bandeirantes e já abriu conversas com três agremiações concorrentes: o PSL, o PSD e o próprio PSB de França.
O nome do tucanato, atualmente sob às ordens de João Doria, é o atual vice-governador Rodrigo Garcia, que está migrando do DEM para o PSDB no dia 25 de Junho e na pesquisa aparece apenas na sétima colocação com "exuberantes" 3%. Garcia surge à frente apenas do desconhecido deputado federal Vinicíus Poit (Novo) que detém 0,5% da preferência eleitoral.
Até o deputado Mamãe Falei, o Arthur do Val (Patriota) superou Garcia com 6%.
Ruim também para Bolsonaro
Também nada confortável, embora em menor grau que para Doria, está a situação do presidente Bolsonaro no Estado. O seu nome preferido - o presidente da Fiesp Paulo Skaf (MDB) é o quinto colocado com 10%, apesar do recall de outras eleições, o que não é o caso de Rodrigo.
O megaempresário está atrás, inclusive, da dupla esquerdista Fernando Haddad (PT) que tem 13% e Guilherme Boullos (PSOL) 11%.
A vantagem de Skaf, assim como Garcia, é o apoio das forças (e máquinas) federal e estadual, o que faz enorme diferença.
Resultado:
1º - Alckmin: 19,9%
2º - França: 15,4%
3º - Haddad: 13,4%
4º - Boulos: 11,4%
5º - Skaf: 10,2%
6º - Mamãe: 6,4%
7º - Rodrigo: 3,1%
8º - Poit: 0,5%.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais telefônicas (sem o uso de robôs) com 1.602 eleitores de 92 municípios paulistas.