POLÍTICA

Alckmin e Pinato: unidos para disputa eleitoral do próximo ano?

Alckmin e Pinato: unidos para disputa eleitoral do próximo ano?

Reunião pode abrir as portas para futura junção

Reunião pode abrir as portas para futura junção

Publicada há 2 anos

Duas são as vertentes principais!

A primeira indica que o encontro entre os líderes Geraldo Alckmin (PSDB) e Fausto Pinato (PP) não passou de uma reunião de rotina, envolvendo velhos conhecidos e que ocorreu quase que por pura coincidência como quer deixar anotado o próprio deputado em declarações oficiais: "Geraldo é um amigo de longa data. Com ele, eu aprendo e troco experiências".

A outra, muita mais factível, indica o início de um processo de diálogo entre as partes que outrora ficaram em postos divergentes (na disputa passada Geraldo apoiou João Doria e Fausto Márcio França) e que agora buscam somatizar forças, o que pode levá-los a trilharem caminhos únicos.

A reunião entre o ex-governador e o atual deputado federal foi realizada na capital paulista nesta quarta-feira, 02.

Os caminhos para 2022

O deputado fernandopolense deve, salvo surpresas, concorrer à reeleição federal, muito provavelmente pelo próprio Progressista - seu atual partido -. Há a possibilidade dele migrar para a disputa majoritária, mas aí envolveria, inclusive, a mudança de agremiação. Lembrando que o PP faz parte da base de apoio ao governo Bolsonaro, com o qual Pinato teve, recentemente, severas divergências.

Já Alckmin tem enorme gama de possibilidades quando se mira o próximo ano que vão desde a disputa pela volta ao Palácio dos Bandeirantes pelo seu atual partido (que já tem o vice-governador Rodrigo Garcia como pré-candidato) até a migração para o DEM, PSL, PSD e até o próprio PSB (de Márcio França). Outra hipótese é que Geraldo permaneça no tucanato e aceite concorrer a uma das vagas no Senado Federal.

Desempenho nas pesquisas

Pelos dados e resultantes de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 28 de abril e 1º de maio e divulgada no último dia 04, o ex-governador é o favorito dos eleitores para o pleito de 2022. Geraldo Alckmin (PSDB) surgiu com 19,9% das intenções de votos; o também ex-governador Márcio França (PSB) é o segundo com 15,4%, seguidos do petista Fernando Haddad com 13,4%.

Clique aqui para conferir os resultados da pesquisa

Já o preferido de Doria, o vice Rodrigo Garcia, surge em sétimo lugar com apenas 3,1% das intenções estimuladas de votos. A diferença entre ele e Alckmin é de 16,8 pontos percentuais.

O que alenta Garcia é que Geraldo, apesar da larga margem, também dista muito da maioria absoluta.

Aguardemos, mas pode apostar que a reunião de hoje sinaliza, e muito, os futuros passos de Alckmin. E também de Pinato.

últimas