POLÍTICA

Polêmica: Prefeito quer identificar infectados por Covid-19 com pulseiras

Polêmica: Prefeito quer identificar infectados por Covid-19 com pulseiras

Veja também: Promotoria quer cassar padre por não decretar lockdown

Veja também: Promotoria quer cassar padre por não decretar lockdown

Publicada há 2 anos

Promotoria quer cassar padre por não decretar lockdown

O clérigo Osvaldo Rosa, tem seu mandato sub judice por ação do MPE. Foto: Divulgação

O Ministério Púbico Estadual (MPE) impetrou ação de improbidade administrativa, cumulada com pedido de cassação do mandato do prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB).

O motivo, segundo o promotor André Luiz Nogueira da Cunha, é o não cumprimento por parte de Osvaldo, que também é padre, das recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Catanduva, que indicou um lockdown de 15 dias, incluindo as atividades essenciais (só funcionariam por delivery).

Padre Osvaldo publicou um decreto bem mais brando, permitindo atendimentos presenciais e atividades religiosas e por apenas quatro dias.

Desde a recomendação do Comitê, foram registrados 233 óbitos na cidade, perfazendo 471 mortes desde o início da pandemia.

Lembrando que o padre, então pré-candidato, ficou internado no Hospital Emílio Carlos, na UTI, em agosto passado, com comprometimento pulmonar decorrente de Covid-19.

Fim de uma era produz 2 mil desempregados na região

Sede da Vikstar: outrora lotada com dois mil colaboradores. Atualmente apenas 20 cuidam das rescisões. Foto: Jornal O Extra.net/Arquivo

E não deu outra!

Conforme anunciado na Coluna .Inside há cerca de duas semanas, uma das maiores empregadoras da região – a Vikstar – encerrou de vez suas atividades em Votuporanga na terça, 08, demitindo os 2 mil colaboradores. Muitos eram moradores de lá, outros residiam região afora.

Um Plano de Desligamento Incentivado (PDI) foi proposto e vários aderiram; outros tiveram os contratos de trabalho rescindidos unilateralmente, sendo que somente aqueles afastados por doenças ou que tenham estabilidade empregatícia ainda possuem vínculo trabalhista.

A estimativa é que a empresa de call center que tem (ou tinha) cerca de 8 mil colaboradores no país, sendo 2 mil destes na unidade de Votuporanga, gastará, com verbas rescisórias, cerca R$ 84 milhões.

Tapumes já foram colocados na ala ocupada pela empresa no futuro North Shopping, separando-a das demais.

O prefeito Jorge Seba (PSDB), junto ao deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e outras lideranças políticas e empresariais, tentam acertar com uma grande empresa, de porte nacional, para se instalar no município, aliviando, em parte, as demissões e o desemprego.

Nome e negociações, obviamente, mantidos em sigilo absoluto.

Polêmica: Jales quer identificar infectados por Covid-19 com pulseiras

O prefeito Luis Henrique Moreira, durante o cerimonial de posse: projeto polêmico. Foto: Divulgação/PM Jales

Uma proposta no mínimo polêmica será apreciada pelos vereadores jalesenses na próxima segunda-feira, 13: a identificação, por meio de uma pulseira, de todos as pessoas com suspeitas, confirmação ou sintomas de Covid-19.

A medida partiu do prefeito Luis Henrique Moreira (PSDB) e já havia sido sugerida em abril pelo vereador Deley Vieira (DEM).

Segundo a proposição, o fornecimento das pulseiras ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e nelas estariam a frase "cumprimento de quarentena". Seus usuários só poderão sair do isolamento social em caso de necessidade médica ou quando autorizadas pelas autoridades sanitárias, devendo ficar em situação de isolamento social, segundo informa o Blog do Cardosinho.

Ainda não há qualquer prognóstico sobre o placar da votação. Muitos apostam na aprovação; outros na rejeição e até há uma minoria que crava a inconstitucionalidade da medida, barrando-a na Comissão de Justiça e Redação.

Ex-juíza de Fernandópolis é a primeira mulher a dirigir o Fórum de Rio Preto

Luciana Cochito durante entrevista televisiva. Foto: Reprodução/Globoplay

A juíza de Direito Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, que comandou a 1ª Vara Cível da Comarca local, tendo inclusive dirigido o Fórum de Fernandópolis, no início dos anos 2000, se transformará na primeira mulher a assumir a direção do Fórum da Comarca de Rio Preto.

Ela ascenderá à função após o falecimento do juíz Paulo Marcos Veira, que morreu devido a complicações da Covid-19 e sua indicação, unânime, já foi acolhida pela presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e tem como uma de suas "bandeiras" a instalação de novas Varas para a Comarca.

Luciana chegou a Fernandópolis em 11 de setembro de 2003 assumindo a atual 1ª Vara Cível. Em 13 de dezembro de 2012 recebeu o título de Cidadã Fernandopolense, outorgado pela Câmara de Vereadores por iniciativa da então vereadora Creuza Nossa.

Pinato prevê a queda do ministro Queiroga

O deputado Fausto Pinato durante audiência na Câmara Federal. Foto: Divulgação/Assessoria

Após o episódio das máscaras, desencadeado por declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmando que iria desobrigar o uso do acessório para pessoas já vacinadas ou recuperadas da Covid-19, o deputado federal Pinato afirmou, durante durante cerimônia no Ministério do Turismo, que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga "certamente pedirá demissão".

Fausto, que é presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, fez a previsão na quinta-feira, 10, logo após a declaração presidencial que, após intensa repercussão desfavorável, inclusive de aliados, voltou atrás e, na sexta-feira, 11, afirmou que a palavra final sobre as máscaras cabe ao ministro, aos governadores e aos prefeitos.

Segundo especialistas, o baixo número de pessoas completamente vacinadas contra a Covid-19 (cerca de 11% da população) e a alta taxa de transmissão do vírus, com a média móvel de novos casos da doença acima de 50 mil por dia, não permitem que a população deixe de usar as máscaras neste momento —incluindo os que já receberam algum imunizante ou já foram infectados pelo Sars-CoV-2.

Militares: os baluartes!

Após o Tribunal de Contas da União (TCU) conseguir abrir a “caixa preta” dos militares, foi anunciado o déficit que o país teria caso tivesse que pagar todos os benefícios futuros dos ativos e inativos da corporação e seus pensionistas: R$ 703,8 bilhões! Atualmente são 369 mil da ativa, 162 mil inativos e 199 pensionistas.

Mais devedores nas praças

O número de registros de inadimplentes subiu 2,2% na comparação mensal dos dados dessazonalizados, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Este foi o terceiro aumento consecutivo no indicador que antecipou a reversão da queda na taxa de inadimplência das famílias com recursos livres, do Banco Central, bem como, as duas elevações observadas nos meses de março e abril.

Todo SP vacinado até 18 de outubro

O plano é ambicioso e não há garantias de que o Ministério da Saúde cumprirá o calendário de entrega de vacinas suficientes para o reto cumprimento. Seja como for, o governo paulista promete a vacinação de toda população do Estado com 18 anos ou mais até o dia 18 de outubro. No próximo dia 16 tem início a campanha para a população em geral, com a imunização de pessoas entre 55 a 59 anos.

Pesquisa: Lula sobe mais 3 pontos e Bolsonaro cai um

Divulgada ontem, 11, nova pesquisa da XP Investimentos/Ipespe mostra que 50% consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. Quanto à disputa executiva, o ex-presidente Lula avançou três pontos desde o último levantamento, chegando a 32% no primeiro turno, contra 28% de Jair Bolsonaro, que caiu um ponto. Em um segundo turno, Lula abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro. O petista cresceu de 42% para 45%. O presidente caiu de 40% para 36%. 

"Como nós vimos nos Estados Unidos a chave para a reabertura e retomada da economia é a vacinação das pessoas. Nosso programa de vacinação permitiu a retomada da economia da maior crise do século".

Do presidente americano Joe Biden, ao confirmar a doação, sem qualquer contrapartida, de 500 milhões de doses de vacinas para 92 países. O Brasil não está na incluído entre os beneficiados.

12 de junho é o 163.º dia do ano no calendário gregoriano (164.º em anos bissextos). Faltam 202 para acabar o ano. É o Dia dos Namorados e o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Acontecimentos:

1560 — Batalha de Okehazama: Oda Nobunaga derrota Imagawa Yoshimoto.

1653 — Primeira Guerra Anglo-Holandesa: início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte.

1772 — Explorador francês Marc-Joseph Marion du Fresne e 25 dos seus homens são mortos pelos maoris na Nova Zelândia.

1817 — Primeira forma de bicicleta, a Draisiana, é dirigida por Karl Drais.

1935 — Um cessar-fogo é negociado entre a Bolívia e o Paraguai, pondo fim à Guerra do Chaco.

1939 — Baseball Hall of Fame é inaugurado em Cooperstown, Nova Iorque.

1987 — Guerra Fria: no Portão de Brandemburgo, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, desafia publicamente Mikhail Gorbatchov a demolir o Muro de Berlim.

2000 — O ônibus da linha 174 é sequestrado por Sandro Barbosa do Nascimento, que manteve por quatro horas dez reféns, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

2009 — Uma disputada eleição presidencial no Irã leva a amplos protestos locais e internacionais.

2016 — Quarenta e nove civis são mortos e outros 58 ficam feridos em um ataque a uma boate gay em Orlando, Flórida; o homem armado, Omar Mateen, morre em um tiroteio com a polícia.

2018 — Donald Trump e Kim Jong-un (foto abaixo) fazem uma reunião de cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte na ilha Sentosa, Singapura.

Nascimentos:

1790 — William Abbot, ator e dramaturgo britânico (m. 1843).

1849 — Jerônimo Tomé da Silva, bispo brasileiro (m. 1924).

1906 — Sandro Penna, poeta italiano (m. 1977).

1915 — David Rockefeller, banqueiro norte-americano (m. 2017).

1924 — George H. W. Bush, político americano (m. 2018).

1929 — Anne Frank, escritora alemã (m. 1945).

1970 — Rodrigo Maia, político brasileiro.

1979 — Xanddy, cantor, compositor e empresário brasileiro.

1981 — Adriana Lima (foto abaixo), modelo brasileira.

1991 - Carlinhos Maia, humorista, ator, influenciador digital e empresário brasileiro.

Falecimentos:

816 — Papa Leão III (n. 750).

1294 — João I de Brienne, conde d'Eu (n. 1250).

1351 — Joana Nunes de Lara, senhora de Lara (n. 1286).

1524 — Diego Velázquez de Cuéllar, conquistador espanhol (n. 1465).

1560 — Imagawa Yoshimoto, daimiô japonês (n. 1519).

1817 — Domingos José Martins, comerciante e revolucionário brasileiro (n. 1781).

1983 — Norma Shearer, atriz norte-americana (n. 1902).

2003 — Gregory Peck, ator estado-unidense (n. 1916).

2015 — José Messias, compositor, radialista e crítico musical brasileiro (n. 1928) e Fernando Brant, compositor brasileiro (n. 1946).

2019 — Ágio Augusto Moreira (foto abaixo), padre e músico brasileiro (n. 1918).

últimas