EDUCAÇÃO

Aulas presenciais no formato híbrido retornam nesta segunda nas escolas municipais de Votuporanga

Aulas presenciais no formato híbrido retornam nesta segunda nas escolas municipais de Votuporanga

Retorno foi devidamente planejado e seguirá todos os protocolos de segurança através do Programa "Escola Mais Segura”

Retorno foi devidamente planejado e seguirá todos os protocolos de segurança através do Programa "Escola Mais Segura”

Publicada há 2 anos

Londrina suspende aulas presenciais na rede municipal até 4 de abril

Para o retorno físico, no formato híbrido, cada sala de aula irá funcionar com capacidade de 35% do total permitido - Foto: Reprodução

Da Redação

Nesta segunda-feira, 2, as escolas municipais retornam com aulas presenciais, no formato híbrido, depois de 16 meses de aulas remotas. O retorno foi devidamente planejado e seguirá todos os protocolos de segurança. Para isso, a Secretaria Municipal da Educação e de Trânsito, Transporte e Segurança lançaram o Programa "Escola Mais Segura” que, por meio de espaços recreativos, proporcionará um ambiente escolar saudável e seguro para alunos, professores, educadores e profissionais da rede pública municipal de ensino.

"Nessa volta às aulas ao ambiente escolar, depois de mais de um ano distante das nossas escolas devido à pandemia, tivemos que adaptar e inovar nosso método de ensino, mas não paramos de trabalhar no planejamento para quando acontecesse o retorno presencial. Agora que esse momento chegou, estamos implementando ações para nosso dia a dia, garantindo um retorno seguro e assertivo com os protocolos de segurança, através de acompanhamento diário nas unidades escolares; protocolos sanitários sendo cumprido na íntegra; e com o protocolo pedagógico de aprendizado sendo proposto de uma forma gradual e efetiva, além de novos métodos e programas para dinamizar e melhorar a rotina das salas de aulas, beneficiando alunos, docentes e demais profissionais da educação", destacou Marcelo Batista, secretário da Educação.

Entre as medidas implantadas neste retorno presencial, inspetores receberão os alunos na entrada que será controlada com biometria; central de monitoramento através de imagens de vídeo e brigada de incêndio.

Retorno presencial

Para o retorno físico, no formato híbrido, cada sala de aula irá funcionar com capacidade de 35% do total permitido e em escala de revezamento de turmas. Os alunos serão divididos em turmas A, B e C, onde a cada dia da semana um grupo irá comparecer pessoalmente e os outros dois terão aulas remotas. Para isso, a Prefeitura de Votuporanga irá seguir os protocolos sanitários contidos no Plano de Retorno de cada Instituição definido pela Secretaria Municipal da Educação, além de todos os profissionais terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

"Nesse período de um ano e quatro meses com aulas remotas, esses profissionais se reinventaram e trabalharam além do normal, não só vestiram a camisa, mas transpiraram com ela e mostraram como são importantes para a construção do hoje e do futuro. A todos os professores, educadores e demais profissionais da área da educação, meu muito obrigado, vocês são um orgulho para todos nós", parabenizou o prefeito Jorge Seba.

O retorno presencial é opcional e quem permanecer no ensino remoto, continuará a receber o material impresso em casa, além das vídeo-aulas. Cada aluno do Ensino Fundamental ganhará um kit escolar contendo álcool gel, sabonete líquido, lenços umedecidos, máscara, toalha e squeeze de água.

Mais novidades

Para dinamizar e melhorar a rotina das salas de aulas, beneficiando alunos e docentes, no retorno presencial, a Secretaria da Educação aderiu dois projetos, um com o Instituto Vila Educação, por meio do "Programa Compasso Socioemocional" e outro com o Google Brasil Internacional, através do "Google For Education".

O "Programa Compasso", uma ação do Instituto Vila Educação, irá trabalhar com a saúde emocional das crianças e professores pois, atua com políticas educacionais de fortalecimento ao processo de ensino à aprendizagem e inteligência sócio emocional.

Já o "Google For Education" beneficiará alunos, professores e demais profissionais da área através de cursos gratuitos de aperfeiçoamento, além de disponibilizar ferramentas que auxiliarão na execução do ensino híbrido e tecnológico, isto é, o profissional irá atuar por meio de recursos de alta tecnologia sem deixar desvincular o lado emocional e afeto com os estudantes.



Fonte: www.votuporanga.sp.gov.br

últimas