ELEIÇÕES 2022

Ida de Bolsonaro para o PP expõe racha entre filho do presidente e Pinato

Ida de Bolsonaro para o PP expõe racha entre filho do presidente e Pinato

Fausto deve mudar de partido; Eduardo Bolsonaro teria controle do diretório paulista

Fausto deve mudar de partido; Eduardo Bolsonaro teria controle do diretório paulista

Publicada há 2 anos

O cenário, outrora facilmente imaginável, tornou-se tangível nos últimos dias com a intensificação da movimentação que pode (e deve) conduzir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Progressistas, agremiação a qual ele já pertenceu quando ainda denominado de PP.

Aparentemente Jair, o presidente da República, conta com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) e do chefe da Casa Civil Ciro Nogueira (PP) para desembarcar de vez no partido e por ele disputar a reeleição.

As pendências regionais e acertos internos parecem resolutos e equacionados (ou em via de o sê-los) e dentre as condições impostas pelo clã Bolsonaro está uma que reflete diretamente no principal político da região: o deputado federal Fausto Pinato (PP).

O 'domínio' do diretória paulista parece ser cláusula pétrea para o filho do presidente Eduardo Bolsonaro, eleito deputado federal pelo estado paulista e pela fidelíssima escudeira presidencial Carla Zambelli, que, segundo informações de bastidores, não aceitam dividir a posição com... Pinato.

Os Bolsonaros e Pinato já se chocaram várias vezes nos últimos tempos, em especial na questão da aquisição de vacinas contra a Covid-19; nos ataques contra a China e até nas investigações contra a divulgação de fake news.

Obviamente que a 'carta branca' ambicionada pelo clã para confirmarem a migração partidária choca com a posição de Fausto dentro do PP e sua saída já foi ratifica por ele próprio, em conversas com Lira e Ciro, onde o fernandopolense cravou que se o problema for ele, sai do partido. Ele reiterou-nos que solicitou que o presidente da Câmara intermediasse a sua liberação partidária caso os ataques de Eduardo Bolsonaro (e seus aliados) contra ele prosseguisse.

E para onde iria?

Com integrantes do diretório estadual já avisados que Eduardo e Zambelli terão liberdade total para direcionamento eleitoral e filiação de seus aliados, é praticamente certo que Pinato deixará o PP, partido para o qual migrou no início de 2016 após ser eleito pelo PRB, com a promessa de liderá-lo no interior, em especial no noroeste paulista.

Atualmente, a principal aposta de novo abrigo está no PSD de Gilberto Kassab, que deve receber o ex-governador paulista Geraldo Alckmin para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes ou até mesmo o PSB do ex-governador Márcio França.

Uma composição entre Pinato e Eduardo é vista como impossível no atual momento por articulistas vinculados a ambos lados.

Aguardemos!

últimas