ELEIÇÕES 2022

Emissão da versão digital do título de eleitor não será possível no dia da eleição

Emissão da versão digital do título de eleitor não será possível no dia da eleição

Pelo aplicativo, é possível também checar o local de votação, justificar ausência e até emitir certidões de quitação

Pelo aplicativo, é possível também checar o local de votação, justificar ausência e até emitir certidões de quitação

Publicada há 1 ano

Da Redação 

Quem quiser usar a versão digital do título de eleitor no domingo (2) precisa deixar tudo pronto com antecedência. A emissão do e-Título não vai ser possível no dia da eleição. Trinta milhões de pessoas já baixaram o aplicativo de celular.

Uma família unida na democracia e na tecnologia. Bernardo já havia baixado a versão digital do título de eleitor, e nesta terça-feira (27) deu uma ajuda para os pais.

“Baixei na hora, já baixou minha foto com 18 anos. Mas estava ali bacana, o nome dos meus pais. Conferi todos os dados, tudo bateu perfeitamente”, diz Bernardo Nascimento Lubão, analista de importação.

A tecnologia avança rápido, e a Justiça Eleitoral acompanhou essa evolução até no título de eleitor. O título da década de 1930 era grande. O atual cabe na carteira, mas o e-Título viaja no celular.

É bem fácil ter o título de eleitor no celular. O primeiro passo é baixar o aplicativo do e-Título da loja de aplicativos do seu telefone. O próprio aplicativo vai dando os próximos passos: nome completo do eleitor, data de nascimento, CPF, nome da mãe, nome do pai. O aplicativo faz algumas perguntas de segurança antes de liberar o e-Título. Você tem que criar uma senha, e finalmente o e-Título pode ser usado, no telefone, no dia da votação.

Para usar o e-Título como documento de identificação na hora de votar, é preciso ter cadastrado a biometria antes da pandemia e também ter foto no documento digital. Caso contrário, o eleitor terá que levar um documento de identificação com foto, como o RG ou a carteira de motorista.

Pelo aplicativo, é possível também checar o local de votação, justificar ausência e até emitir certidões de quitação e nada consta criminal eleitoral.

“O eleitor deve baixar o aplicativo no seu celular, de preferência o quanto antes possível. Não deixar para última hora. E, ele, após inserir seus dados pessoais, vai verificar se o título dele virá com uma foto e com todos seus dados corretamente. Mas de qualquer forma, nós orientamos que o eleitor sempre leve um documento físico no dia da votação, porque pode ser que haja alguma oscilação de conexão ali. Algum documento oficial com foto, além do e-Título”, diz Rudi Loewenkron, juiz da Corregedoria do TRE-RJ.

últimas