PESCARIA

Que história! No dia do aniversário, pescador fisga peixe de 113 kg no Rio Grande

Que história! No dia do aniversário, pescador fisga peixe de 113 kg no Rio Grande

Capturas de pirarucus gigantes têm se tornado mais comum na região

Capturas de pirarucus gigantes têm se tornado mais comum na região

Publicada há 1 ano

Pirarucu de 113 quilos fisgado no dia do aniversário. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Da Redação

O pescador Izael Gonçalves de Moraes Júnior é mais um pescador da região a fisgar um pirarucu gigante. Ele capturou, nesta terça-feira, 18, em São João do Marinheiro, próximo a Cardoso, no Rio Grande, um peixe de 2,2 metros e 113 quilos.

Pescador profissional, Izael afirmou em entrevista ao Jornal Diário da Região que foi a "primeira vez que pesquei um peixe desse tamanho. Ficamos todos emocionados, estava eu e minha esposa, foi uma surpresa. Foi um troféu. Muito bom, gostoso demais".

Coincidentemente, a pesca ocorreu justamente no dia de aniversário dele, sendo que ele e a esposa Cintia de Fátima Moraes, 38 anos, sempre pescam juntos, aguardaram cerca de 40 minutos para tirar o peixe do rio e colocar no barco.

RELATOS COMUNS

Nos últimos tempos está ficando mais comum relatos de pescadores que fisgam 'gigantes' na região.

Há relatos de casos ocorridos em Riolândia, Cardoso e Mira Estrela.

O Instituto da Pesca de São Paulo alerta que se trata de uma espécie invasora e que monitora o impacto ambiental que esse espécie está causando nos rios da região.

SOBRE O PIRARUCU

 Maior peixe de água doce do Brasil, e um dos maiores do mundo, um exemplar de pirarucu pode chegar aos 3 metros de cumprimento e pesar até 250 quilos. Em geral ele habita águas represadas e calmas, o que facilita suas subidas na superfície d'água para respirar a cada 20 minutos.

Para se instalar em São Paulo foi preciso que houvesse uma adaptação relativa à temperatura da água. Nos rios da Bacia Amazônica a temperatura fica entre 24 e 37ºC, consideravelmente mais quente que as águas da região. Essa adaptabilidade foi um fator fundamental para que ele se reproduzisse nesta região.

Pirarucus são peixes carnívoros, que se alimentam de outras espécies como a tilápia, e de animais como tartarugas, caramujos, cobras, gafanhotos e pequenas plantas.

últimas