INTERNET

Copa do mundo faz perfis de esporte se destacarem no Instagram

Copa do mundo faz perfis de esporte se destacarem no Instagram

Dados do estudo Mídias Sociais 360º apontam alto índice de interações no último trimestre do ano em perfis da categoria

Dados do estudo Mídias Sociais 360º apontam alto índice de interações no último trimestre do ano em perfis da categoria

Publicada há 1 ano

Interações nos perfis esportivos no Instagram cresceram em 2022

Copa do Mundo impulsionou as interações nos perfis de esporte no Instagram - Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

Esporte mais popular do mundo, o futebol mostrou sua força nas redes sociais, puxado principalmente pela realização de importantes torneios no final do ano. A quantidade de interações nos perfis dedicados ao tema cresceu 75% se comparado com 6 meses anteriores, de acordo com o estudo Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP), que a cada três meses analisa as movimentações do Instagram e do Facebook no Brasil.

A pesquisa #MS360FAAP que estuda há mais de 7 anos o comportamento de usuários, empresas e criadores de conteúdo nas redes sociais, é uma parceria do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) do Centro Universitário FAAP e a Emplifi, empresa líder mundial no monitoramento de redes.

O estudo analisou o último trimestre do ano (outubro a dezembro), onde a mediana de interações nos perfis de Esporte no Instagram foi de 305.598. Esse número foi crescendo ao longo do ano: no segundo trimestre era de 173.892 e, no terceiro, de 265.921. Ou seja, no último trimestre, o volume de interações já tinha subido 75% a mais do que o estudo publicado em julho de 2022.

"Não apenas a Copa do Mundo, mas também a reta final do Campeonato Brasileiro, e as finais da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, todas concentradas no mesmo período, explicam esse crescimento e nível tão elevado de interações", explica o professor Thiago Costa, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

Eleições e vídeos curtos

As eleições também dominaram o noticiário no final do ano. Mas, no Instagram, não tiveram repercussão entre as hashtags mais citadas. As expressões mais utilizadas no período estavam relacionadas a feriados e datas comemorativas como Natal, Ano Novo e Dia das Crianças, assim como eventos promocionais como Black Friday.

A professora e pesquisadora do NiMD-FAAP, Karina Bousso, explica que "as eleições foram um tema que ficou pulverizado em diversas hashtags, não houve a concentração em uma única em particular".

O formato reels, no Instagram, que passou a fazer parte das análises do #MS360FAAP desde a edição anterior, vem se mostrando como um destaque na estratégia de produção de conteúdo, tanto de Influenciadores como de Marcas.

É o formato mais utilizado pelos influenciadores, representando 40,3% do total de publicações. No caso das Marcas, postagens com apenas uma imagem são as mais realizadas (41,7%), mas o reels alcançou o segundo lugar, com 30,1%.

"O alcance dos reels parece ser o que desperta mais interesse nas marcas e influenciadores", comenta o professor Eric Messa, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP. Isso porque, em termos de interação, as postagens do tipo "carrossel", quando mais de uma imagem ou vídeo é postado ao mesmo tempo, geram mais reações dos seguidores. No caso das Marcas, a mediana de interações é de 2.615 nos Reels e, no Carrossel, de 2.836.

Facebook

Na outra rede da Meta, o destaque do período foram as páginas da categoria "Mídia", onde estão os veículos de imprensa que se mantiveram ao longo de todo ano como a de maior média de posts por semana – e que também possuem a mediana mais alta de interações por página. Essa categoria chama atenção como a que possui mais variedade e distribuição de reações nas postagens, sendo 2,01% de Raiva e 0,80% de Triste. Ou seja, conteúdo de notícias não só movimentam as redes, como promovem bastante interação.

No Facebook, Foto e Vídeo continuam sendo os formatos de postagens mais utilizados tanto na categoria de Marcas quanto de Influenciadores e estão crescendo na mediana de interações entre um período e outro. A mediana de interações por Foto na categoria de Influenciadores, por exemplo, cresceu cerca de 13% em relação ao trimestre anterior.

No caso de Marcas, mesmo que o formato de Foto seja o mais utilizado (82,8% das postagens), a mediana de interações é a segunda mais baixa, perdendo apenas para o formato de Link. Por outro lado, as interações sobem quando se trata de lives. "É natural que sejam geradas muitas interações do público que acompanha a live. Este é, inclusive, um fator que deve impulsionar o live commerce", destaca a professora Karina Bousso.

Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria.


O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP.

últimas