POLÍTICA

Santa Casa: Estado nega culpa por atraso em repasse. Falta documentação!

Santa Casa: Estado nega culpa por atraso em repasse. Falta documentação!

Veja também! Acusados, deputados falam de divulgar dados e comparativos com outras entidades

Veja também! Acusados, deputados falam de divulgar dados e comparativos com outras entidades

Publicada há 1 ano

E a Secretaria Estadual de Saúde contestou informações veiculadas em Fernandópolis, sobretudo nos meios políticos e nos anais da Santa Casa, que imputavam à desídia ou morosidade do governo paulista a demora na efetivação no repasse de R$ 1,4 milhão para o nosôcomio.

Segundo o Estado, a transferência do valor empenhado não foi efetivada por motivos decorrentes de falta/problemas na documentação da própria entidade de saúde, e não em culpa imputável ao governo estadual.

Obviamente que se trata de um valor que não resolverá às demandas atuais e passadas da Santa Casa, até porque, por falta de real transparência, e excetuando uma ‘minoria qualificada’, ninguém sabe a quantia exata devida, mas o valor pode atenuar a crise e disso não há dúvidas.

Dentre os principais problemas na entidade estão:

- salários atrasados desde o mês de outubro de 2022, ou seja, com cinco a seis meses de inadimplência;

- colaboradores em ameaça de greve geral a partir do próximo dia 15;

 - procedimentos eletivos (cirurgias e intervenções agendadas) cancelados. São cerca de 430 procedimentos suspensos e sem data para remarcação, dentre eles exames de raio x, ultrassonografia e ortopédicos;

- Pronto Socorro, com atendimento pelo SUS também suspenso desde quinta-feira, 02, à noite. Sem médico plantonista e afetando cerca de 50 profissionais;

- bloqueios judiciais nas contas decorrentes de ações trabalhistas de profissionais, atingindo inclusive os repasses do SUS.

E pacientes e a população?

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de sexta-feira, 03/03/2023.

Deputados estaduais e federais da região noroeste paulista, e que detinham mandatos eletivos até o final do ano passado, contatados pela coluna dentre quinta e sexta-feira (03), afirmaram unanimemente (e numa reação que aparenta até ter sido orquestrada), que contribuíram com a gestão da Santa Casa de Fernandópolis, seja através de repasses financeiros, em equipamentos ou expansão de convênios.

E mais!

Ao menos dois deles avaliam que provavelmente foi para a entidade de saúde local que enviaram maior volume de recursos de seus mandatos (considerando as entidades de saúde) e cravaram que se forem acusados de omissos ou faltantes com suas obrigações e compromissos com a população regional, publicarão todos os dados completos.

A reação seria uma tentativa de confrontar comentários oriundos na própria entidade (e com repercussão social) de que os políticos estaduais e federais que têm em Fernandópolis (e região) expressivas votações, não prestam a reta contrapartida na área de saúde pública.

Um dos parlamentares com o qual mantivemos maior contato chegou a comparar os volumes de recursos aportados pela União e Estado em entidades de saúde congêneres situadas na região e que não vivenciam crises constantes e tão agudas como a local. “Por que será que outras Santas Casas não passam por problemas crônicos que a de Fernandópolis passa”?, indagou.

A questão é relevante, possui raízes históricas e sem a resposta adequada de nada (ou muito pouco) adiantará ações de socorro emergenciais e muito menos campanhas públicas sustentadas pela sofrida sociedade fernandopolense.

Quanto as repasses, há muito deveria ter um sistema público de consulta mais acessível, inclusive com a Santa Casa publicizando e dando transparência quanto aos volumes recebidos e seus respectivos autores.

Tem concurso sim!

Previsto para ocorrer amanhã, 05, o concurso público para preenchimento de diversos cargos na administração municipal ouroestense está confirmadíssimo. Ao menos no que depender das palavras do prefeito Alex Sakata (PP) que, juntamente com vereadores, divulgou vídeo ratificando o certame. Dúvidas diversas surgiram em virtude da empresa responsável pelo procedimento ser a PCN Concursos que responde por diversas acusações em processos seletivos e concursos públicos na região. (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR).

Cantamos a bola...

E não deu outra! Cantamos há duas semana (clique aqui para relembrar) que após a saída da olimpiense Sílvia Storti da direção da Diretoria Regional de Saúde de Rio Preto (DRS XV), que o médico mirassolense Guilherme Pinto Camargo, 39 anos, era o favorito para assumir o órgão estadual responsável pela saúde em 102 municípios da região. Pois nesta quinta-feira, 02, ele foi nomeado oficialmente. Detalhe: Guilherme é filiado ao PSD, partido dos secretários Gilberto Kassab e Eleuses Paiva e graduado pela Unicastelo, ‘antiga’ Universidade Brasil.

‘Exonerações a rodo’

E por falar em mudanças, nos anais dos bastidos políticos estaduais é aguardada uma quantidade enorme de exonerações nas edições do Diário Oficial do Estado após o dia 15. Nesta data haverá troca de comando da Mesa Diretora da Assembleia Estadual de São Paulo, com a iminente saída do presidente Carlão Pignatari. A liderar as ‘exonerações a rodo’ estão nomes remanescente dos 28 anos de gestões tucanas.

Rosa: a cor da moda

A Justiça Estadual, atendendo pedido do Ministério Público, proibiu a prefeita Kátia Morita (MDB) de Auriflama, de continuar pintando os veículos da Frota Municipal na cor rosa. A ação por improbidade ainda roga a condenação da alcaidessa, a repintura de toda a frota nas cores originais e pagamento de multa.

Mais trabalho escravo

Não bastassem as vinícolas Garibaldi, Salton e Aurora, situadas no Rio Grande do Sul e envolvidas com exploração de trabalhadores em situação análoga à escravidão, eis que nova denúncia aporta. Desta vez contra o Grupo Colombo e que produz o açúcar refinado Caravelas (e que faturou R$ 251 milhões em 2022). 32 trabalhadores foram resgatados pelo Ministério Público do Trabalho em Pirangi (região de Barretos).

Gosto amargo

É... Político sem mandato... Pois Geninho Zuliani (UB), tido como um dos mais promissores na região noroeste, após administrar a progressista Olímpia e se eleger deputado federal de destaque, chegando a ser cotado como candidato a prefeito de Rio Preto (inclusive transferiu o domicílio eleitoral), candidatando-se a vice-governador na coligação de Rodrigo Garcia (PSDB), não vive seus melhores momentos. O atual prefeito de Olímpia estaria reticente em admitir alguns de seus assessores na Prefeitura e sua prometida vaga no governo Tarcísio de Freitas deve ficar em cargo secundário (ou terciário). Provavelmente na Secretaria de Habitação.

Ação Cidadã

Na próxima quarta e quinta-feira (8 e 9) acontecerá o inédito projeto Ação Cidadã na Praça Central de Fernandópolis. Parceria da Justiça Federal, através do Tribunal Regional Federal (TRF-3) e Prefeitura local, o evento proporcionará diversos serviços públicos conjunta e gratuitamente para a população, tais como renegociações de dívidas com a Caixa Federal, dúvidas trabalhistas, benefícios com INSS, orientações jurídicas e Defensora Pública. Caso o pioneirismo apresente resultados positivos, é certa a sua extensão a outros municípios do noroeste paulista.

últimas