SAÚDE

Julho Verde: Campanha de Prevenção do Câncer Bucal avaliou mais de 430 pacientes

Julho Verde: Campanha de Prevenção do Câncer Bucal avaliou mais de 430 pacientes

A campanha teve parceria com o Hospital de Amor

A campanha teve parceria com o Hospital de Amor

Publicada há 8 meses

Em julho, a prevenção ao Câncer Bucal esteve em pauta entre os profissionais de saúde de Jales. Foto: Divulgação / SeCom Jales

Da Redação

Mais de 400 pessoas foram atendidas durante a Campanha ”Julho Verde”- Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, realizada no mês passado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de saúde bucal das Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Jales. Finalizada no dia 31 de julho, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal avaliou 433 pacientes, além disso, mais de 200 pessoas participaram dos grupos de orientações, autoexame da boca e palestras de conscientização.

A campanha também teve parceria com o Hospital de Amor, que promoveu uma ação de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço no mês, em referência ao “Julho Verde”, com a colaboração na realização de biópsias e palestra para os profissionais da área.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal do município, Alexandra Iglesias, um total de nove pacientes apresentaram algum tipo de lesão com necessidade de encaminhamento para biopsia. “Felizmente nenhum caso teve o diagnóstico confirmado de câncer bucal”, frisou a profissional.

Durante o período, os profissionais da saúde levaram informações para a comunidade sobre as causas, sintomas e fatores de risco, além de orientações sobre medidas preventivas para esse tipo de câncer. O trabalho foi realizado em vários pontos da cidade da cidade, como o Terminal Rodoviário, Casa de Apoio ao Migrante, Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso (CIEVI), CCTI, Praça João Mariano de Freitas, Centro Dia do idoso, Lar São Vicente de Paulo, e nas Esfs, além de palestra para profissionais da área.

As biopsias foram realizadas com parceria do Hospital do Amor e Centro de especialidades odontológicas – CEO.

“O objetivo da campanha foi a prevenção. Por isso é tão importante o trabalho de conscientização do paciente, ensinando a fazer o autoexame, explicando os fatores de risco e como tomar os cuidados necessários para evitar a doença”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.

A coordenadora Alexandra lembrou ainda que as causas mais comuns do câncer de boca estão relacionadas principalmente ao uso de cigarro e álcool. “Por isso é importante ficar atento a feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, ou ao aparecimento manchas brancas ou avermelhadas na língua e bochecha ou caroços no pescoço. É de grande importância o diagnóstico precoce, pois pode salvar uma vida. Procure a UBS mais próxima para ser avaliado por um profissional sem a necessidade de agendamento prévio, esse trabalho é realizado o ano todo e intensificado em campanhas como essa”.

Prevenção e diagnóstico 

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e a cavidade oral, e está entre os mais incidentes no Brasil, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres. A doença pode ser prevenida de maneira simples e tratada se diagnosticada precocemente, embora a maioria dos casos seja identificado em estágios avançados.

Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.

Os principais sintomas são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão permanente. Em casos mais avançados, a doença pode dificultar a fala, mastigação, deglutição, a movimentação da língua, e dar sensação de que há algo preso na garganta. Em todos os casos, se orienta que a pessoa procure uma unidade básica de saúde para uma avaliação que pode ser feita durante o ano todo pelos dentistas da rede municipal.

Fonte: SeCom Jales

últimas