CULTURA

Festival Nacional de Teatro de Jales atraiu milhares de pessoas para os 28 espetáculos

Festival Nacional de Teatro de Jales atraiu milhares de pessoas para os 28 espetáculos

9ª edição do festival apresentou 28 espetáculos

9ª edição do festival apresentou 28 espetáculos

Publicada há 5 meses

Da Redação / Daniel Zílio

O 9º Festival Nacional de Teatro de Jales, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de novembro encerrou sua programação na última segunda-feira e foi um verdadeiro sucesso.

A quantidade de espetáculos durante os sete dias do evento cultural e de arte impressionou quem passou pelas apresentações. Foram 28, entre elas, 23 espetáculos, que tiveram como palco o Teatro Municipal de Jales, a Casa do Poeta e Escritor, a Praça Dr. Euphly Jalles, o Comboio e a Areninha do Jardim do Bosque.

O 9º Festival Nacional de Teatro de Jales foi realizado pela ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Cultura e Turismo e também viabilizada pela Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Paulo Fiorilo, com apoio do Conselho Nacional SESI.

A programação contou com espetáculos de várias partes do Brasil: “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”, da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul; “Tem Boi No Algodão”, da cidade de João Pessoa, Paraíba; “O Cão Chupando Manga”, da cidade do Rio de Janeiro; “Três Fadas Moribundas”, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, além de espetáculos e oficinas de São Paulo, das cidades de Catanduva, Americana, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Votuporanga, São José do Rio Preto, Paraguaçu Paulista, Campinas, Fernandópolis, Birigui e Jales.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira falou da importância de realizar o Festival Nacional de Teatro na cidade. “Quero parabenizar todos os envolvidos na realização do 9º Festival Nacional de Teatro, que volta a movimentar Jales após sete anos sem acontecer. Nossa administração fez questão de incentivar e apoiar esse evento que fez mais de cinco mil pessoas passarem por Jales, movimentando nosso comércio e nossa economia e trazendo espetáculos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba e levando o nome de nossa cidade para todo o Brasil. Foi uma grande estrutura e apresentações de extrema qualidade. Vamos continuar valorizando e apoiando a cultura jalesense para que venha se destacar cada vez mais como protagonista dessa linda história de sucesso”.

O público de Jales e região, formado por crianças, jovens, adultos e a melhor idade, compareceu aos espetáculos e transformou o Festival Nacional de Teatro no verdadeiro sucesso que foi. As apresentações na Casa do Poeta e a maioria das apresentações no Teatro Municipal de Jales tiveram seus ingressos esgotados. Todos os espetáculos foram gratuitos, mas o público foi orientado a retirar seus bilhetes com antecedência.

O coordenador do Festival, Clayton Campos e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Jales, Higor Arco, após a última apresentação do Festival, na noite da segunda-feira, ressaltaram que “foi muito gratificante e ficamos extremamente felizes com o resultado da 9ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales. Tivemos a junção de diferentes segmentos artísticos durante as apresentações que encantavam e divertia o público que prestigiou os espetáculos totalmente gratuitos, o que possibilitou que todos tivessem acesso, democratizando a cultura e a arte. Obrigado a todos que acreditaram no 9º Festival Nacional de Teatro de Jales e nos apoiaram nesse grande evento. No que depender de nós, a 10º edição, em 2024, estará garantida”, disseram.

Fonte: Assessoria de Imprensa 9ª Festival Nacional de Teatro

últimas