Da Redação / Daniel Zílio
O 9º Festival Nacional de Teatro de Jales, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de novembro encerrou sua programação na última segunda-feira e foi um verdadeiro sucesso.
A quantidade de espetáculos durante os sete dias do evento cultural e de arte impressionou quem passou pelas apresentações. Foram 28, entre elas, 23 espetáculos, que tiveram como palco o Teatro Municipal de Jales, a Casa do Poeta e Escritor, a Praça Dr. Euphly Jalles, o Comboio e a Areninha do Jardim do Bosque.
O 9º Festival Nacional de Teatro de Jales foi realizado pela ECCART, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Cultura e Turismo e também viabilizada pela Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Paulo Fiorilo, com apoio do Conselho Nacional SESI.
A programação contou com espetáculos de várias partes do Brasil: “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”, da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul; “Tem Boi No Algodão”, da cidade de João Pessoa, Paraíba; “O Cão Chupando Manga”, da cidade do Rio de Janeiro; “Três Fadas Moribundas”, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, além de espetáculos e oficinas de São Paulo, das cidades de Catanduva, Americana, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Votuporanga, São José do Rio Preto, Paraguaçu Paulista, Campinas, Fernandópolis, Birigui e Jales.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira falou da importância de realizar o Festival Nacional de Teatro na cidade. “Quero parabenizar todos os envolvidos na realização do 9º Festival Nacional de Teatro, que volta a movimentar Jales após sete anos sem acontecer. Nossa administração fez questão de incentivar e apoiar esse evento que fez mais de cinco mil pessoas passarem por Jales, movimentando nosso comércio e nossa economia e trazendo espetáculos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba e levando o nome de nossa cidade para todo o Brasil. Foi uma grande estrutura e apresentações de extrema qualidade. Vamos continuar valorizando e apoiando a cultura jalesense para que venha se destacar cada vez mais como protagonista dessa linda história de sucesso”.
O público de Jales e região, formado por crianças, jovens, adultos e a melhor idade, compareceu aos espetáculos e transformou o Festival Nacional de Teatro no verdadeiro sucesso que foi. As apresentações na Casa do Poeta e a maioria das apresentações no Teatro Municipal de Jales tiveram seus ingressos esgotados. Todos os espetáculos foram gratuitos, mas o público foi orientado a retirar seus bilhetes com antecedência.
O coordenador do Festival, Clayton Campos e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Jales, Higor Arco, após a última apresentação do Festival, na noite da segunda-feira, ressaltaram que “foi muito gratificante e ficamos extremamente felizes com o resultado da 9ª edição do Festival Nacional de Teatro de Jales. Tivemos a junção de diferentes segmentos artísticos durante as apresentações que encantavam e divertia o público que prestigiou os espetáculos totalmente gratuitos, o que possibilitou que todos tivessem acesso, democratizando a cultura e a arte. Obrigado a todos que acreditaram no 9º Festival Nacional de Teatro de Jales e nos apoiaram nesse grande evento. No que depender de nós, a 10º edição, em 2024, estará garantida”, disseram.
Fonte: Assessoria de Imprensa 9ª Festival Nacional de Teatro