CONTENCIOSO

Pinato denuncia e CNJ abre investigação contra juiz Bufulin

Pinato denuncia e CNJ abre investigação contra juiz Bufulin

Deputado alega perseguição; magistrado ainda não se manifestou

Deputado alega perseguição; magistrado ainda não se manifestou

Publicada há 4 meses

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através de ato do corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de processo de apuração contra o juiz da 2ª Vara Criminal de Fernandópolis, Vinicius Castrequini Bufulin.

A informação provém da Coluna de Guilherme Amado, na edição eletrônica do jornal Metrópoles.

A decisão é datada desta última quarta-feira, 06/12/2023, e tem como base representação do parlamentar que alega perseguição por parte de Buffulin, contra ele e seus familiares.

Na representação Pinato afirmou que há “inclinação voluntária e consciente” para perseguir sua família, e assina decisões que “servem como forma de intimidação e punição contra quem apresenta interesses confluentes com os da família Pinato”.

Ele elencou que o juiz manteve consigo por anos um processo contra Pinato, contrariando um parecer do Ministério Público Estadual. O sigilo telefônico de um assessor do deputado foi quebrado nessa ação.

Em outra acusação apresentada ao CNJ, Pinato afirmou que o juiz se apressou para marcar um julgamento contra seu pai, que respondia em liberdade durante 15 anos em um processo. Às vésperas da eleição de 2018, que aconteceu no início de outubro, o magistrado marcou o julgamento para 20, 21, 24, 27 e 28 de setembro, com vistas a garantir que o julgamento prejudicasse o então candidato, segundo Pinato.

Ao aceitar a apuração, Salomão apontou que vislumbra gravidade nas acusações com suspeitas de abuso de poder por parte do magistrado.

Com a determinação da Corregedoria, a Justiça Estadual paulista terá o prazo de um mês para concluir as investigações, através de apurações presenciais.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do Conselho Federal, solicitou ao CNJ para participar do processo apuratório.

Tão logo haja manifestações oficiais por parte do parlamentar e/ou do magistrado, serão alocadas nesta publicação ou divulgadas em tópico próprio. O espaço está aberto a ambos.

últimas