SAÚDE

UPA de Fernandópolis ganha moderno aparelho de Eletrocardiograma

UPA de Fernandópolis ganha moderno aparelho de Eletrocardiograma

Sistema pioneiro está integrado ao HCOR de São Paulo com resultados sendo emitidos em minutos

Sistema pioneiro está integrado ao HCOR de São Paulo com resultados sendo emitidos em minutos

Publicada há 3 meses

Foto: Divulgação / SeCom

Da Redação

A UPA de Fernandópolis foi contemplada nas últimas semanas com um moderno aparelho de eletrocardiograma. O sistema faz parte do Projeto ‘Boas Práticas’, numa parceria com o HCOR – Associação Beneficente Síria de São Paulo e Ministério da Saúde. O sistema permite que o paciente faça o exame em Fernandópolis na UPA, sendo retransmitido em minutos para médicos cardiologistas do HCOR, na capital Paulista.

Com o resultado do exame em tempo real, os médicos cardiologistas de um dos hospitais mais conceituados do Brasil emitem um laudo final com as orientações para as equipes da UPA (médico e enfermeiros) da unidade. Todo o processo dura poucos minutos e visa atender principalmente os pacientes que entram na unidade com quadros de doenças cardiovasculares, maior causa de morte no Brasil.

Para a coordenadora da UPA de Fernandópolis, Janaina Alves, o aparelho já está sendo fundamental para os pacientes e para a equipe de trabalho. “Hoje temos muitos casos de atendimentos de urgências cardiovasculares. Além da precisão do aparelho de última geração, em minutos estamos com o laudo assinado em mãos para dar prosseguimento no atendimento. O interessante é que já temos uma equipe muito qualificada de médicos e enfermeiros aqui, mas agora também temos este respaldo de conceituados médicos da área”, destacou Janaina.

O PROJETO

O principal objetivo do projeto ‘Boas Práticas’ é qualificar em serviço a gestão de manejo clínico na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares por meio do monitoramento do uso de ferramentas conectadas e interativas. O projeto consiste na parceria da Associação Beneficente Síria – Hcor e BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo com Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS via PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).

QUAL A IMPORTÂNCIA?

As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns, destaca-se o infarto agudo do miocárdio, diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no Brasil.

Com base neste contexto, o ‘Boas Práticas’ oferece apoio às instituições públicas no desenvolvimento de estratégias e intervenções voltadas à melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, com ênfase na realização do exame para diagnóstico do infarto e Arritmias Cardíacas em tempo adequado para a recuperação do paciente.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas