DENÚNCIA

Empresa muda gabarito após prazo e concurso da Prefeitura vai parar na Justiça

Empresa muda gabarito após prazo e concurso da Prefeitura vai parar na Justiça

Dezenas de candidatos afirmaram que acionaram o Ministério Público de Fernandópolis

Dezenas de candidatos afirmaram que acionaram o Ministério Público de Fernandópolis

Publicada há 1 mês

Da Redação

O maior concurso público da história de Fernandópolis, ofertando 365 vagas nas mais diversas áreas de graduação escolar e com vários cargos profissionais disponibilizados, foi parar na Justiça.

A informação foi confirmada por quase duas dezenas de candidatos que procuraram a Redação deste ‘O Extra.net’ relatando possíveis irregularidades cometidas pela empresa contratada pela Prefeitura Municipal – a Recrutamento Brasil -, e afirmando que registraram Ocorrência Policial ou denúncia no Ministério Público Estadual (MPE-SP), seja diretamente na Delegacia de Polícia e na Promotoria local ou via on-line, nos respectivos sites das instituições.

A mais recente reclamação dos concursandos é de que a Recrutamento Brasil alterou os gabaritos oficiais e, por consequência, os resultados de classificação dos candidatos após o prazo final de análise de recursos e também depois de publicada as classificações das provas objetivas.

As mudanças fora do prazo previsto no Edital, segundo as denúncias, provocaram diversas alterações nos quadros dos aprovados. Candidatos que haviam sido aprovados/classificados nas publicações anteriormente divulgadas acabaram sendo reprovados; outros que não constavam como aprovados passaram para a lista dos classificados.

Outras denúncias

Ainda persiste a denúncia de que a empresa responsável pelo concurso público não quitou os valores combinados com todos os trabalhadores contratados para auxiliarem na aplicação e fiscalização no dia das provas. Também há questionamentos de provas com falhas na impressão, na fiscalização em salas e ausência de respostas conclusivas em recursos direcionados à Banca Examinadora.

Algumas das denúncias aportadas no MPE-SP pedem a anulação do concurso.

O outro lado

A Recrutamento Brasil publicou um comunicado a respeito das novas denúncias. Confira na integra:

Comunicado Oficial: Retificação do Gabarito do Concurso Público n° 01/2023

Prezados(as) Candidatos(as), Gostaríamos de informar que, após cuidadosa análise e em resposta aos recursos apresentados referentes a questões específicas do Concurso Público n°01/2023, o gabarito oficial foi retificado. Esta decisão foi tomada exclusivamente pela banca examinadora, cuja autoridade é soberana e fundamentada na legislação vigente e nos precedentes jurídicos relevantes. As respostas fundamentadas dos recursos interpostos estão disponíveis na área do candidato que entrou com recurso em nosso site. Esclarecemos que tal retificação não altera a classificação preliminar dos candidatos nesta fase do concurso, que atualmente considera apenas a pontuação da prova objetiva. A classificação final dos candidatos, bem como os resultados definitivos, serão anunciados após a conclusão de todas as etapas do concurso, incluindo as provas de títulos e práticas, conforme estabelecido no cronograma e no edital do concurso. Ademais, informamos que um novo prazo para recurso será disponibilizado, proporcionando aos candidatos a oportunidade de questionar o resultado final, caso necessário. Ressaltamos nosso compromisso com a transparência, a justiça do processo seletivo e a igualdade de condições para todos os participantes.

A Prefeitura

A Prefeitura de Fernandópolis informou extraoficialmente que as alterações de julgamentos das questões e recursos são de exclusividade da banca examinadora da empresa e que a comissão de servidores da municipalidade acompanhou a execução das provas e a abertura dos malotes e assinou os mais de 10 mil gabaritos dos candidatos participantes.

Quanto a eventual anulação do concurso não há qualquer manifestação administrativa.

últimas