SAÚDE

Março Lilás: Prevenção e combate ao câncer de colo do útero

Março Lilás: Prevenção e combate ao câncer de colo do útero

Unidades de Saúde vão realizar atendimento exclusivo às mulheres no dia 23 de março

Unidades de Saúde vão realizar atendimento exclusivo às mulheres no dia 23 de março

Publicada há 1 mês

Da Redação

A comemoração do Dia Internacional da Mulher (08 de março) frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Visando a melhoria de condições de vida das mulheres, a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-americana de Saúde e no Brasil a Constituição Federal, com apoio no Sistema Único de Saúde (SUS), promovem direitos, oportunidades e políticas para melhoria das condições de vida das mulheres. 

Na área da saúde, o mês festivo também serve como um importante alerta às mulheres por meio da campanha ‘Março Lilás’, que trata da prevenção e combate ao câncer do colo de útero, cuja proposta é conscientizar a população feminina sobre o tema e auxiliar no enfrentamento a doença com o rastreamento desses casos.

Em Fernandópolis, as atividades do ‘Março Lilás’ serão realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, Programa de Atenção Básica com a participação do Programa Saúde da Mulher. A programação contará com diversas atividades, em especial no sábado, dia 23, onde todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas das 08h às 16h para realização de coleta de Papanicolau; testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C; exame clínico das mamas e agendando de mamografias; e orientações sobre os cuidados da mulher.

“Nesta data comemorativa e durante todo o ano, temos como prioridade a conscientização das mulheres no autocuidado, visando proteção e prevenção de forma efetiva. O câncer de colo do útero é um grande desafio de Saúde Pública e neste ‘Março Lilás’ nossa proposta é auxiliar as mulheres sobre meios de prevenção, incentivo para a coleta de exames e também como agirem em casos positivos da doença”, comentou e enfermeira Selma Assunção, coordenadora do SMS.

O NASF – Núcleo Ampliado à Saúde da Família também traz no mês de março o InfoNASF com o tema ‘Março Lilás- Azul Marinho’, em prevenção e conscientização ao câncer de colo de útero e colorretal. O periódico traz uma entrevista com a Dra. Edna Maria Nunes Carniel sobre a importância dos cuidados com a mulher e a prevenção do câncer de colo uterino e colorretal. “A insistência na adoção de práticas mais saudáveis de alimentação, sexo seguro, regularidades nos exames preventivos e a vacina contra o HPV são as melhores estratégias para reduzir esses números”, disse a médica. O material está disponível em todas as unidades de Saúde e prédios públicos do município. 

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas