O AMÉRICA É D

Tribunal de Justiça em São Paulo decide manter liminar favorável a Zé Branco

Tribunal de Justiça em São Paulo decide manter liminar favorável a Zé Branco

Assim Italiano segue fora da presidência; decisão judicial deixa uma série de questionamento sobre a vida política do América

Assim Italiano segue fora da presidência; decisão judicial deixa uma série de questionamento sobre a vida política do América

Publicada há 7 anos

Da Redação 


O próprio Zé Branco não sabe até quando poderá presidir o América: "Se a Justiça achar que devo cumprir o tempo que perdi, está tudo bem”, destaca 



José Carlos Pereira Neto, o Zé Branco, teve mais uma vitória nos tribunais e segue como presidente do América por força da liminar concedida pelo juiz Marcelo de Moraes Sabbag, da 6ª Vara Cível de Rio Preto.


Na quarta-feira, 21, o Tribunal de Justiça (TJ) em São Paulo negou, por unanimidade (6 votos a 0), provimento ao agravo de instrumento impetrado pelo ex-presidente do Conselho Deliberativo João Eurides Rodrigues. Foi Rodrigues quem afastou Zé Branco por irregularidades em sua gestão, em outubro de 2016. Assim, o então vice Luiz Donizete Prieto, o Italiano, que havia sido eleito em novembro do ano passado, segue fora da presidência. "Tô feliz, mas estou infeliz também, foi um mundo de calúnias que inventaram sobre mim. Triglicérides não tinha, agora tenho, a minha diabetes era baixa e aumentou. Não tinha taquicardia, agora tenho. Um mundo de sacanagem que eu não mereço, não fiz nada de errado", disse Zé Branco, que foi afastado ao ser acusado de receber dinheiro do Rubro na conta de uma sobrinha, por ter parentes no conselho fiscal, e receber dinheiro do pai de um garoto com a promessa de inscrevê-lo na base do clube.


A decisão de Sabbag, porém, deixa uma série de questionamentos sobre a vida política do Rubro. Estatutariamente, o mandato de Zé Branco, exercido desde seu afastamento por Italiano, expirou em agosto do ano passado. Então, até quando Zé Branco dará as cartas no clube? "Não procurei saber disso, se a Justiça achar que devo cumprir o tempo que perdi, está tudo bem. Se quiser que marco uma eleição para depois de amanhã, eu marco", disse Zé Branco.


Os maiores poderes de um clube associativo é o seu estatuto e o conselho deliberativo, composto por 90 membros vitalícios e 90 eleitos em uma chapa. No América, após a eleição da chapa, pelos sócios aptos, é feita a escolha do presidente da direção executiva, seus vices, o presidente do conselho, além dos membros do conselho fiscal. Outro questionamento é justamente esse, qual conselho é válido? O eleito com Italiano em novembro passado ou o de Zé Branco? "Vai valer o meu conselho. O dele (Italiano) vale? não está sub-judice?", disse Zé Branco.


João Rodrigues, que afastou Zé Branco, então voltaria ao conselho por conta da decisão de Sabbag? "A Justiça tem de definir isso. Aliás, tem de mudar o estatuto do América porque a decisão do afastamento do Zé Branco foi de 39 conselheiros, e não minha. Mas a Justiça puniu só a mim, condenou com multa", disse Rodrigues.


Italiano ainda não jogou a toalha. Ele espera, agora, voltar à presidência com o julgamento do mandado de segurança -impetrado por Italiano após a recondução de Zé Branco no mês passado. Como era vice de Zé Branco, ainda faria parte diretoria, apesar de ser o principal rival político. "Não sei sou vice, o mandato terminou. Tem de esperar, está tendo movimento geral de sócios para pedir uma assembleia geral. O conselho (de Pedro Batista) também mandou para Federação um pedido para que ninguém, nem eu e nem o Zé Branco, registre jogadores até que se tome uma decisão", disse Italiano, reconhecendo que o clube pode ser prejudicado na Quarta Divisão do Paulista. "Participar vai, mas corre risco de dar WO no primeiro jogo."


Italiano diz que é confusa a decisão de Sabbag. "Quem é o conselho? O Sabbag notificou o meu vice (Elyseu Sycoli) da recondução, então não sei qual conselho vale, se reconduziu só o presidente ou todo mundo. O juiz tem de definir isso, eu estou perdido. Isso só vai acabar quando julgar meu mandado de segurança", emendou Italiano.


A Federação Paulista de Futebol foi notificada quanto à recondução de Zé Branco nesta quarta. Porém, até o final da noite, Italiano constava como o presidente no site da FPF.


O presidente do conselho de Italiano, Pedro Batista, não atendeu as ligações da reportagem e nem respondeu pelo Whatsapp.


(*Com informações do Diário da Região)






últimas