01 - Olá amigos aquele abraço. Assim como você que gosta de futebol a coluna está de luto em razão do passamento do grande futebolista, amigo, companheiro que sempre foi José Carlos Soares. Ele sempre estará em nossos pensamentos e gratidão por aquilo que deixou como legado de honestidade, respeito e prestatividade ao seu semelhante.
02 - Nosso Soares como atleta profissional do futebol teve inúmeras conquistas. Jogou em duas das maiores equipes do mundo a Sociedade Esportiva Palmeiras, de quem era torcedor inclusive, no grande Santos Futebol Clube, no Criciúma, onde foi campeão da Copa do Brasil com Felipão de técnico, na Arábia Saudita e na Argentina. Não é pouco e somente os grandes profissionais da bola conseguem este feito.
03 - Vestiu com muita responsabilidade a camisa gloriosa do FFC, onde virou ídolo assim como Teia e Tato Maravilha e ainda jogou em outras agremiações de médio porte como o Mogi Mirim, de Rivaldo e companhia que ficou conhecido como "carrocel caipira" nos velhos tempos. Foi diretor de futebol do FFC em 2012 e quase levou a Águia à Série A-3 sem ter grande aporte financeiro. Deixou saudades. Descanse em paz amigo.
04 - Com o coração apertado temos que dizer: Desculpe amigo, pois a vida continua. Em termos de FFC da atualidade podemos dizer que o clube conseguiu ótimo resultado no último final de semana ao bater no Claudio Rodante o América de Rio Preto por um a zero. Resultado magro, mas que deu à Águia três pontos importantes. Se vencer todos os jogos em casa a equipe tem tudo para se classificar para a outra fase.
05 - O que nós da imprensa e o torcedor de um modo geral temos de entender é que mais uma vez estamos na disputa de uma competição na força e na raça. Sem dinheiro, e não precisa ser como no Palmeiras que jorra grana, time nenhum consegue fazer campanhas memoráveis. O futebol seja qual divisão for virou um grande negócio que envolve muito dinheiro. Por isso que todos nós devemos ter um pouco de paciência ainda este ano.
06 – Mudando um pouco de assunto, mas falando de futebol que é a finalidade desta coluna, você que nos acompanha todos os finais de semana, neste espaço, neste diário deve se lembrar do que escrevemos sobre a "imundice" que está sendo descoberta em termos de manipulação de resultados no futebol paraibano. Você leu aqui no sábado, no domingo o assunto foi destaque no Fantástico da Rede Globo. Não é porque falamos aqui que a Globo fez a matéria, mas falamos primeiro. E não tenham dúvidas, se as autoridades paraibanas forem a fundo o “pau vai cantar”.
07 - A Federação Paulista de Futebol começou apurar se teve ou não teve influência externa na arbitragem de Palmeiras e Corinthians na decisão do Paulista deste ano. E parece que o "caldo está engrossando" para o sexteto de arbitragem? E não dá para entender porque seis árbitros naquele jogo. Algo inusitado também. Na audiência de oitiva dos árbitros que trabalharam naquele jogo o quarto árbitro, aquele baixinho que se intrometeu no jogo, se enrolou todo.
08 - O que é preciso nisso tudo é que o presidente do Verdão, Maurício Galiotte vá até as últimas instâncias nesta apuração. Não para reivindicar que a partida seja anulada, que tenha outro jogo, que o Corinthians devolva o troféu, mas sim para o bem e saneamento do futebol. O que o brasileiro quer nos dias de hoje é que a Lava Jato não pare tão cedo e que a chegada da Lava Jato continue nos mostrando que ser honesto neste país não seja virtude, mas sim dever de cada um.
09 – Não podemos deixar de falar do início do Brasileiro deste ano. Que futebol pobre de todos os clubes. Por isso e pelas bandalheiras existentes é que vemos em todas as cidades, na maioria jovens, torcedores do futuro vestindo camisas de clubes europeus. Real Madrid, Barcelona Bayer de Munique são as principais "camisolas" como dizem os portugueses na terra mãe. Difícil de se aceitar que jogadores que recebem milhões de reais possam andar em campo como andam. Acorda gente!!!!
10 - E por falar em futebol europeu nesta semana tivemos a decisão indireta do campeonato inglês, sendo que o Manchester City foi campeão. Isso já era esperado há muito tempo. Mas o destaque fica para o público que compareceu ao estádio de Wembley, em Londres: 80 mil, isso mesmo que você leu, oitenta mil torcedores para assistirem Tottenham x Manchester City. Gente, isso multiplicado por R$ 200,00 que é a media de pagamento por ingresso vendido dá R$ 16 milhões. Aí a gente deduz onde os europeus buscam altas somas para levarem nossas joias, nossas promessas.
11 - Hoje tem na tela do Canaldez da TV Cabo Mix a partir do meio dia a nossa Mesa Redonda. Estaremos ao lado de Gil Cipri no, nosso PVC, do Prof. Zé Renato recebendo nosso convidado Tato Maravilha, ídolo do FFC. Além da TV você pode nos assistir no www.canaldez.com.br, no Facebook em tempo real, no Instagram e no YouTube. Esperamos você. Até sábado se Deus quiser.