Secom - Prefeitura de Fernandópolis
Está em exibição no Teatro Municipal de Fernandópolis a exposição “Expressões de um Coração de Mãe”, de autoria de Maria Aparecida Garcia dos Santos de 87 anos, a ‘Vó Cida’, cujo talento artístico aflorou há mais de duas décadas. Descoberta por familiares e amigos, as obras da ‘Vó Cida’ ganharam o reconhecimento de artistas pela sensibilidade retratada nas obras.
A exposição faz parte do projeto “Ver a Arte”, promovida pela Secretária de Cultura e consiste na realização e exibição de oficinas de artes plásticas através do trabalho da professora e artista plástica, Dagmar Souza, que através de sua metodologia aplica desde a iniciação de cores até projetos modulados de artes plásticas.
“As obras da D. Cida seguem caminham pelo Impressionismo, mas o que mais impressiona mesmo são os traços da sensibilidade aplicados na ponta dos pinceis. Ela pinta com o coração e suas obras refletem de maneira simples tudo o que lhe toca o peito e isso é uma das principais prerrogativas para quem pretende seguir essa linha artística de criação”, cita Dagmar.
PROJETO VER ARTE
No projeto os alunos aprendem não só sobre as cores em tela, mas sobre a História da Arte, os diversos suportes e também desenvolvem sua própria forma de expressão. Além do curso, os alunos participaram de workshop onde trocaram informações e conheceram novas técnicas e materiais utilizados pelos artistas plásticos locais que participam da exposição na Biblioteca Municipal, como a que está em exibição.
Segundo a Secretária de Cultura, Iraci Pinotti, as atividades incluem aulas teóricas e práticas, além de visitas a ateliês de artistas da cidade. “A ideia é preservar, despertar e transformar esses alunos em sementes transmissora de todo conceito de arte. Além de ensinar os conceitos da pintura, todas as aulas ainda carregam a teoria de todo o processo que uma obra caminha, desde seu conceito, criação, execução e de toda expressão que artista se utiliza na sua concepção. Nossa docente ensina muito mais do que o simples misturar de cores”, pontua.