01 - Olá amigos e amigas que nos acompanham nesta coluna, um grande abraço. Nós brasileiros precisamos, ha muito tempo, de largar este complexo de inferioridade quanto aos europeus naquilo que diz principalmente o futebol. Por que começamos a coluna assim? Porque temos complexos mesmo e não pode ser assim.
02 - Imaginem se tivesse acontecido aqui no Brasil um fato semelhante ao que aconteceu como Karius, goleiro do Liverpool - na final da Liga dos Campeões, diante do Real Madri recentemente? O pobre do rapaz levou uma cotovelada covarde do zagueiro Sergio Ramos do Real e entrou em concussão segundo médicos americanos. Perdeu os sentidos e continuou jogando.
03 - Levou dois perus monstruosos e seu time perdeu, muito provavelmente em razão dos "perus" que levou e a contusão de seu melhor jogador, Salah, que é da seleção do Egito e joga muita bola e agora não tem retorno, a taça foi para Madri. Mas uma pergunta fica no ar: e o Departamento medico do Liverpool que o atendeu, não viu isso?
4 - Ora, a melhor medicina do planeta não está na Europa como to dos nós supomos? Eis aí o por quê devemos esquecer esse complexo de inferioridade quanto aos europeus em tudo. É verdade que os caras são muito mais organizados na vida do que nós - e principalmente quando se trata de organização das competições futebolísticas. Não deveríamos nada a eles se não fosse a desgraçada da "corrupção" que existe aqui. Se bem que eles a tem por lá, mas em menores proporções. Falei.
05 - Já aconteceu o sorteio da Copa do Brasil, que paga quarenta milhões de reais ao vencedor este ano, pode chegar a mais de sessenta e é o torneio que mais paga a nível de premiação na America Latina e não demos muita bola. Mas Copa do Mundo, Copa do Brasil, Libertadores que já teve também seu sorteio e Campeonato Brasileiro tem muito a ver entre essas competições, sabe porque? Então vamos lá.
06 - Depois da parada da Copa do Mundo vai ser um Deus nos acuda. Teremos jogos, inclusive da Sul Americana, aos borbotões e quem não tiver um grande elenco vai ficando pelo caminho a ver navios. Já escrevemos aqui neste espaço há algum tempo que essa hora iria chegar. Para quem cai fora logo em julho até que as coisas não ficarão tão feias a não ser em termos de perda de receitas que nos dias de hoje faz muita falta.
07 - Mas para aqueles clubes que tiverem mais sorte, mais elenco e mais futebol, que amarrem as calças por que vai ser parada dura. Veja o caso do Flamengo que ponteia o Brasileirão. Na Copa do Brasil, logo depois da Copa do Mundo, vai jogar as oitavas contra o Cruzeiro. Parada dura para os dois clubes. Aliás, Flamengo e Cruzeiro de julho a novembro vão se defrontar seis vezes pela Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. É mole?
08 - Palmeiras e Corinthians, que fizeram a final do "paulistinha" deste ano, já jogaram uma pelo Brasileiro, ainda tem outra no segundo turno, podem se defrontar na Copa do Brasil somente em uma possível final e mais duas vezes na Libertadores. Mole também? E a "coisa" vai por aí afora. Sabendo-se que tem jogadores por aí que estão se contundindo muito por stress e sofrendo com câimbras, mesmo com a parada da Copa que dará possibilidade de recuperação, como vão chegar ao final do ano. Poderemos ver finais com muitos reservas em campo. É esperar para ver.
09 - Se o torcedor do FFC está assustado com os resultados da Águia este ano na Segundona Paulista aqui vai um consolo: nem só nosso FFC vem amargurando más apresentações e resultados. Clubes tradicionais do futebol paulista que "despencaram" ultimamente também não vem fazendo bonito. Primavera de Indaiatuba, Comercial de Ribeirão Preto, Paulista de Jundiaí, que até já foi campeão da Copa do Brasil e disputou Libertadores, XV de Jau, Sãocarlense, Catanduvense, Francana e outros mais estão iguaizinhos a Águia.
10 - Mas tem time que está fazendo bonito e este time é o Osvaldo Cruz. Conforme foi debatido e explicado por Gil Cipriano, nosso PVC na Mesa Redonda do Canaldez de Fernandópolis, os dirigentes daquela cidade há algum tempo resolveram investir pesado nos jogadores da base. Os frutos começam a ser colhidos e o Osvaldo Cruz faz grande campanha este ano na Segundona, com time para ascender à Série A-3. O custo disso? É quase nada. Por isso, a diretoria deve manter Juninho Paulista como técnico e sua comissão e já começar a pensar no Campeonato Paulista Sub-20 deste ano.
11 - Logo mais a partir do meio-dia estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, recebendo na Mesa Redonda do futebol, que começa ao meio-dia, os nossos convidados. Você poderá nos assistir na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet, no www.canaldez.com.br, no Facebook, em tempo real, e no Instagram. Até sábado se Deus quiser. E viva o Porco.