MEIO AMBIENTE

Vereador protocola projeto para acabar com canudos de plástico em Fernandópolis

Vereador protocola projeto para acabar com canudos de plástico em Fernandópolis

Publicada há 6 anos

Gustavo Jesus 



O vereador Murilo Jacob protocolou nesta terça-feira, 12, Projeto de Lei que visa acabar com o uso dos canudos de plástico em estabelecimentos comerciais. A iniciativa segue uma tendência mundial, já que vários países têm tomado medidas para reduzir o consumo de plástico.


O texto do vereador propõe que após notificação a multa aplicada em caso de reincidência seja de R$1 mil, dobrando a cada vez que o estabelecimento descumprir a norma. Em caso de seis notificações haverá o fechamento do comércio para fiscalização da Prefeitura.


"A preocupação com o meio ambiente tem que existir em todas as esferas da sociedade, incluindo o poder Legislativo. Os impactos ambientais causados pelo uso de plástico é enorme e é nosso dever tentar entregar um planeta melhor para as próximas gerações", disse o propositor do projeto.


Os estabelecimentos poderão trocar o canudo plástico por outros de material biodegradável, ou utilizar alternativas, como canudos de metal, de vidro e até comestíveis.


No Brasil, cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis já proibiram o uso de canudos plástico em estabelecimentos comerciais.


últimas