AÇÃO CONJUNTA

Polícia Civil e MP deflagram operação contra o PCC em 14 Estados

Polícia Civil e MP deflagram operação contra o PCC em 14 Estados

Publicada há 7 anos

Da Redação

As investigações revelaram a célula Sintonia de Outros Estados e Países 



A Polícia Civil, o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo deflagraram, após 12 meses de investigações, a Operação Interestadual Echelon. A ação conjunta foi realizada para combate de célula do Primeiro Comando da Capital, que atua em Estados e países vizinhos.


As investigações começaram a fragmentos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, por agentes penitenciários. A Polícia Civil investigou o material e identificou sete líderes da facção criminosa. As investigações revelaram a célula Sintonia de Outros Estados e Países.


Os trabalhos revelaram, até o momento, o envolvimento de 103 integrantes, dos quais 75 serão presos nesta quinta-feira, 14, em 14 estados (SP, MS, PR, RS, PA, AL, MG, GO, TO, RR, RN, AC, AP e MA). Alguns, por já se encontrarem presos, terão os mandados cumpridos nas respectivas penitenciárias.


Ao mesmo tempo, policiais civis de São Paulo e de outros estados cumprem 59 mandados de busca e apreensão. O grupo investigado é responsável por acirrar a disputa de facções no país, contabilizando mais de uma centena de mortes. A operação parte de provas sobre 12 homicídios.


A deflagração da operação também tem por finalidade investigar o envolvimento em outros assassinatos e desaparecimentos de pessoas em todo o país, a partir de um domínio único dos líderes da organização que engendraram o esquema criminoso. Durante as investigações foram apreendidas mais de uma tonelada de drogas e preso, no aeroporto de Guarulhos, quando retornava da Bahia, no dia 10 de maio, um dos líderes da célula criminosa que autorizava mortes quase que diariamente.


últimas