MEIO AMBIENTE

Fernandópolis conquista primeira certificação do VerdeAzul

Fernandópolis conquista primeira certificação do VerdeAzul

Publicada há 5 anos

Secom - Prefeitura de Fernandópolis

Para ser pré-certificada, a cidade precisava alcançar a nota maior ou igual a 40 



Fernandópolis conquistou no dia 28 de junho a primeira certificação anual do programa “Município VerdeAzul”. Diferente de 2017, desta vez não será divulgado o ranking com todas as cidades do estado nas duas primeiras etapas. Para ser pré-certificada, a cidade precisava alcançar a nota maior ou igual a 40 e não ter nenhuma diretriz zerada.


A relação dos municípios que receberão a certificação final será divulgada em outubro e, para serem classificadas, as cidades precisam atingir a meta de 80 pontos.As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.


O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, e tem o propósito de medir eapoiar a eficiência da gestão ambiental. Também estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.


Anualmente é publicado o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA. O indicador é disponível aos agentes públicos e a toda a população, servindo como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município, além de nortear a formulação de políticas públicas. Em 2017, Fernandópolis conseguiu o primeiro lugar nas duas primeiras certificações e ficou com a segunda posição no ranking geral divulgado no final do ano.

últimas