Mariangela Ange

Acorda-João

Acorda-João

Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Publicada há 7 anos

Não sendo a primeira e nem a última vez, hoje vou usar um exemplo da natureza pra explicar nossos comportamentos humanos. Escolhi o título “acorda-João” para contradizer uma plantinha chamada, popularmente, como “dorme-joão”.


Pra quem não conhece, a dorme-joão é uma plantinha compridinha que, toda vez que você passa o dedo sobre ela, sua sensibilidade é tão alta que, imediatamente, ela se fecha para proteger-se de predadores. Esse mecanismo de defesa, evita que ela seja machucada. Ao primeiro sinal de perigo, ela, automaticamente, se protege.


Aviso: Qualquer semelhança conosco (não) é mera coincidência.


Duas outras qualidades importantes dessa plantinha é que ela também se fecha quando há ausência de luz e tem uma substância tóxica que, quando ingerida, causa feridas nos animais que a consomem.


Vejam bem, ao toque e ausência de luz, dorme-joão se fecha e se defende/protege e, todas as vezes que a machucam, ela envenena e machuca também. Será que se parece conosco? É bastante incrível como nos assemelhamos com a natureza e o quanto podemos aprender com ela, não é mesmo?


Acorda-João é um alerta para o quanto estamos atuando em nosso contexto de modo a usar mais os nossos mecanismos de defesa, os quais, imediatamente, além de nos defender, machuca e agride a todos que estão ao nosso redor, além de nos consumir muita energia de vida.


Vamos deixar de lado a natureza agora, visto que tudo na natureza tem seu próprio equilíbrio e vamos focar apenas em nós, seres humanos, seres racionais e providos de uma capacidade única, a qual nos diferencia de tudo e todos, a capacidade de escolher, de decidir. Ou seja, no nosso caso, escolhemos atacar quando nos sentimos ameaçados e isso se torna um grande círculo vicioso de ataques e defesas onde o grande rei é o medo.


Para sermos capazes de sair desse círculo vicioso determinado pelo medo vamos falar do que chamamos de iluminação, que é a nossa conexão com algo maior, com a espiritualidade, com a intuição, com Deus, com o Universo, ou o nome que cada um der para a força maior e completamente sábia que nos rege. Na ausência da luz (como no exemplo da plantinha), nós ficamos cegos e desprotegidos e despertamos em nós apenas o comando de atacar, pelo único motivo de acreditarmos que estamos completamente desprotegidos e a única pessoa que pode nos proteger somos nós e, além disso, acreditamos que todos ao nosso redor são predadores perigosos prestes a nos destruir. Vivemos em desarmonia. Vivemos com medo.


Acreditarmos em algo maior, através da escolha em ter fé, através da entrega e confiança, nos aproxima mais da natureza, a qual, equivocadamente, achamos que é inferior a nós. Tudo tem seu tempo e equilíbrio exatos na natureza pois, não há questionamentos (ir)racionais. Cada qual aceita e entrega aquilo que lhe é de direito e dever. Desde então, a natureza está em perfeito círculo virtuoso de funcionamento.


Acorda-João vem para nos lembrar que, ao abrirmos o nosso coração e nos deixarmos reger pelo amor ao invés do medo, nos possibilita sermos mais irmãos, nos possibilita experienciarmos sensações de paz, equilíbrio, leveza e harmonia. Ao sermos tocados por quem nos ama, devemos nos abrir mais a esse toque e devolver o amor, alimentando ainda mais o amor no outro, sempre nos fortalecendo. Devemos nos satisfazercom o bem e não nos regozijar com o mal. Nos alegrar com a simplicidade da vida.


Vou finalizando com uma frase de Charles Bukowski que diz: “Todos vamos morrer, todos nós. Que circo! Só isso deveria nos fazer amar uns aos outros, mas não. Ficamos apavorados e somos esmagados pelas trivialidades da vida; somos consumidos pelo nada.”


Acorda João

Acorda Maria

Acorda Jose

Acorda Pedro

Acorda Marcos, Mateus, Lucas, Felipe, Elisângela, Mariana, Marta, Lais, Elisete, Paulo, Mariangela...


Acordem todos para o amor e vivam com alegria.


Excelente final de semana a todos nós!


últimas