Livia Caldeira

Parte da equipe reunida para um dia de treino: Tuca, Severino, Marcinho, Antônio e José
Um grupo de amigos de Fernandópolis tenta resistir às mudanças dos novos tempos e preservar uma antiga tradição: a malha. A chegada das novas tecnologias não colocou em risco de extinção um jogo que, para eles, representa um bem cultural.
O diretor da Associação de Malha de Fernandópolis, Severino Santa Rosa, de 71 anos, não se cansa de falar que o jogo é um esporte de tradição. Ele conheceu a modalidade através do pai, que tinha a malha como principal diversão. "Comecei há exatamente 50 anos. É um esporte de geração para geração que reúne a família e os amigos", conta.
Todas as semanas, ele e outros amantes do esporte se reúnem no Estádio Municipal para medir forças e ver quem tem melhor pontaria. Severino, um dos mais velhos do grupo, se orgulha em ter trazido várias medalhas para o município. "Perdi as contas de quantos troféus já ganhei ao longo desses anos", brinca.
Hoje, tenta passar para os filhos um pouco de sua experiência. "Estou incentivando meus filhos a participar, espero que mais jovens se interessem por esse esporte. Tenho medo da tradição morrer".
Apaixonado pela malha, ele revela que o jogo faz com que ele relembre momentos felizes da infância. "Me faz lembrar do meu pai e momentos bons que passamos dentro do campo quando era criança. Esse é o verdadeiro espírito da malha", explica.
A modalidade não é considerada um esporte popular. Inicialmente, o jogo era praticado principalmente por homens que procuravam diversão depois do trabalho e aposentados que gostavam de se reunir com os amigos.
ENTENDA O JOGO
Os competidores precisam lançar os discos em direção a um pino de 15 centímetros. São quatro jogadores e a dupla fica separada, jogando do lado do adversário.
São quatro malhas, duas para cada jogador. A intenção é derrubar o pino ou jogar o disco o mais próximo possível.
Se o disco parar dentro do círculo maior, são 2 pontos. No menor, são 4 pontos. Se bater no pino, 6 pontos.
E se o disco bater no pino e permanecer dentro do círculo menor, são 10 pontos. Vence a competição quem computar 24 pontos primeiro.