Curva do Rio

Peixe salgado

Peixe salgado

Chico Piranha

Chico Piranha

Publicada há 7 anos

Na semana passada, nosso amigo Nilton Prado, lá da Náutica Fernandópolis, já ia chegando em casa, quando lembrou que não levava um piau sequer, como produto da sua pescaria do final de semana. Correu rápido lá mercadão na Peixaria do Bassan, e na correria, comprou uns dez quilos de pescado. Chegando a casa, a patroa meio que desconfiada, o esperava à porta. E o Nirtão, com cara de cansado,  entregou-lhe a caixa de isopor, não sem antes explicar que no lugar da pescaria no Rio Tietê, como a água estava muito suja, quase não estava dando peixe. Dona patroa, com olhos de Sherlock Holmes, revirou a caixa e com uma “purga atrás da oreia”, começou o interrogatório:


- Que que é isso, Nirto? Peixe congelado? E o Nirtão velho de guerra, tremeu na base, mas foi rápido no gatilho e emendou:


- Tá doida, meu bem? A gente levou duas caixas térmicas grandes, cheias de barras de gelo. Lá dentro do mato, não tem geladeira não. E você sabe que se deixar sem gelo, com esse baita calorão, o peixe apodrece...


A esposa, no entanto, prosseguiu com o interrogatório:


- Nirto, mas é muito estranho! E esse carimbo de S.I.F. aqui no peixe ? Que que é isso, homem de Deus?


Nirtão vendo a viola em cacos, mais perdido que barata atravessando o galinheiro, buscou rápido, uma explicação e se virou nos trinta do jeito que deu:


- Ara, deixa de ser desconfiada, meu bem! Não viu na TV, não? O Ministério da Agricultura e da Pesca tá fazendo um recenseamento de todos os peixes dos rios e lagos do Brasil e tá carimbando um por um. É no que dá você só assistir novela e não ver o Jornal Nacional!


E de novo a comadre mexeu os peixes na caixa, para um lado e para outro e mandou a cartada final, o tiro de misericórdia:


- Certo, Nirto, mas o peixe que você pescou, meu querido,  foram dois Robalos e um monte de sardinhas... que coisa mais esquisita... peixe de água salgada... onde é que existe mar aqui por perto?


De novo, o nosso heroico pescador tremeu na base e, quando o mundo parecia que ia acabar, no desespero, lascou a única desculpa que lhe veio à mente:


- Lá vem você com suas ironiazinhas de novo... Mais desconfiada do que cachorro em noite de São João! Num falei que tava pescando no Tietê? Então, tava pescando ali na região de General Salgado!  Por isso que lá se chama General Salgado, porque naquele trecho do rio todos os peixes são salgados!

Dizem os amigos mais próximos, que o olho direito já num tá nem roxo e nem inchado, mas o gesso do braço esquerdo, onde a comadre acertou o pau-de-macarrão, ele só vai tirar daqui uns 30 dias!

últimas