CIENTISTAS ALER

2016 provavelmente será o ano mais quente já registrado

2016 provavelmente será o ano mais quente já registrado

Cientistas alertam que um novo record de temperatura global poderá ser estabelecido

Cientistas alertam que um novo record de temperatura global poderá ser estabelecido

Publicada há 8 anos



Da Redação


É provável que 2016 termine com o título de ano recordista de calor, estabelecendo novos parâmetros para a temperatura global na história moderna, disseram cientistas americanos.


Especialistas revelaram suas previsões um dia após a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos anunciar que um novo recorde de temperatura global foi estabelecido em abril, pelo 12.º mês consecutivo.

A NOAA também disse que os primeiros quatro meses de 2016 foram os mais quentes desde que se começou a registrar as temperaturas, em 1880, com 1,4 grau Celsius acima da média do século XX, de 13,7º C.


LA NIÑA


Especialistas acreditam que nem mesmo a chegada, nos próximos meses, do fenômeno La Niña, tendência equatorial de resfriamento do Oceano Pacífico, deve ser suficiente para deixar a média de 2016 abaixo da de 2015. Estamos tão acima de 2015 que 2016 provavelmente vai ser o novo recordista em termos de ano mais quente.


El Niño


O fenômeno climático El Niño, que aquece as águas equatoriais do Pacífico, tem impulsionado a tendência de longo prazo causada pelo aumento da emissão de gases do efeito estufa a partir da queima de combustíveis fósseis.

Os últimos quatro meses foram mais quentes do que o mesmo período em 2015, e também mais quentes do que em 1998 - quando foi observada uma intensidade similar do El Niño, disse a NOAA.


últimas