Assessoria de Ouroeste
Ouroeste conquistou mais uma parceria, desta vez com o Sesi, de São José do Rio Preto, e assinou o convênio que prevê a implantação do Programa “Atleta do Futuro”, no qual atenderá cerca de 200 crianças e adolescentes de Ouroeste e Arabá com idades entre 06 e 17 anos. É uma parceria por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.
Entre os esportes oferecidos pelo projeto estão a natação e o futebol de campo. O objetivo é promover formação e cultura esportiva para as crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento do futuro.
Segundo o diretor de Esportes, Edinaldo Florian, o programa irá ampliar o acesso à prática das modalidades e desenvolver a formação esportiva de base. “É por meio do esporte que se desenvolve habilidades e valores sociais desde muito cedo. O programa contribui com o município e promove à inclusão social dos participantes”, destaca.
O diretor, que também será o gestor do programa, realizou capacitação com profissionais do Sesi. As primeiras vagas foram destinadas com prioridades às crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS Ouroeste e Arabá, sendo que outros interessados deverão procurar o CRAS, a partir do dia 10 de janeiro, para aguardar por vagas não preenchidas pelo público atendido pela assistência social do município. As aulas serão realizadas no Centro Comunitário de Ouroeste e no Estádio Municipal Manoel Dias da Silva.
A primeira turma já inicia na próxima quarta-feira dia 19, com as vagas oferecidas aos pais em reunião realizada na unidade do CRAS para apresentação do projeto. Na ocasião, os pais interessados já saíram com ficha de inscrição em mãos. É importante ressaltar que este programa foi apresentado ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), que aprovou o seu co-financiamento com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e irá custear todo material esportivo e contratação do Educador Físico.
O Sesi, em contrapartida, participará com a metodologia aplicada. As atividades do programa estão adequadas para cada faixa etária conforme a idade de cada criança e adolescente. A metodologia do “Atleta do Futuro” atua em três frentes: nas aulas, em marcadores sociais e participação da família. Neste programa, onde participam crianças de seis e oito anos, os instrutores promovem a convivência social por meio de jogos lúdicos. Na fase dos 10 aos 12 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo a história e diferenças entre as modalidades. A partir dos 15, os alunos aprendem as habilidades especificas das modalidades, podendo representar equipes e participar de competições.