2018: o ano que passou!
Honrado, recebi o convite do Jornal “O Extra.net” para tecer considerações sobre o ano de 2018 e as expectativas sobre 2019. Referente a 2018, me baseei em dados oficiais(IBGE, Ministérios, Secretarias Estaduais, Ações e Conquistas locais etc.) evitando, assim, que minha gratidão e amor por Fernandópolis “dourasse” as letras.
Considero que em 2018 o “Futuro” chegou à Fernandópolis! A cidade vem melhorando em muitos aspectos, movida por várias circunstâncias, destacando-se:
- Dois anos de uma séria e bem-sucedida administração do prefeito André Pessuto e de sua equipe, pontuada de obras, melhorias e conquistas para a cidade;
- O apoio integral do deputadofederal Fausto Pinato, com permanentes ações pró-Fernandópolis junto aos governos estadual e federal, além de vultosas Emendas e Repasses Públicos. Sua espetacular reeleição consolidou, em definitivo, sua importância e liderança macrorregional, gerando entusiasmo na população consciente de Fernandópolis e em toda região;
- A firme crença do Magnífico Reitor da Universidade Brasil em nossa cidade, Dr. Fernando Costa, somada à brilhante gestão do Dr. Amauri Piratininga, Diretor do Campus, resultaram em contínuos investimentos em construções, ampliações, equipamentos etc., e aumento de vagas, em especial do curso de Medicina, atraindo alunos de todo País. Ressalte-se que o Sr.Reitor contou com o apoio decisivo do deputado Fausto Pinato junto aos Ministérios da Saúde e Educação, para a autorização de mais vagas para Medicina;
- Apoio e ações positivas do deputadoestadual Gilmar Gimenes junto ao Governo Paulista, agilizando demandas e destinando recursos para Fernandópolis;
- Assinatura do Termo de Cooperação pelo Magnífico Reitor Dr. Fernando Costa, dia 02/12/2018, entre a Universidade Brasil e o Governo Chinês da Prefeitura de Weifang, da República Popular da China, e com a empresa de alimentos Food Valley of China. O Dr. Fernando e a Comitiva Chinesa vieram a Fernandópolis no mesmo dia, sendo recebidos pelo Diretor do Campus, Dr. Amauri Piratininga, que apresentou a universidade à Comitiva Chinesa. Receberam, ainda, impresso com informações sobre a Universidade Brasil e as potencialidades econômicas de Fernandópolis. Este primeiro passo de Parceria Internacional pode vir a ser o início de uma fecunda caminhada!
- Implantação de Câmeras Digitais de Vigilância em pontos estratégicos da cidade, aumentando a Segurança Pública de nossa cidade. Esta iniciativa e ação partiram da Associação de Amigos, com apoio da Comunidade e parceria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e 16º BPMI.
- Ativação plena do UPA pelo prefeito André, com apoio do deputado Fausto Pinato.
- Inauguração, pela Prefeitura, de três modernas unidades de Pré-Escola.
- Conquista do segundo lugar no Estado de São Paulo no Selo Verde-Azul-Meio-Ambiente;
- III Confraternização Municipal, realizada pela Associação de Amigos de Fernandópolis em abril. Contou com presença/stands de mais de 100 Entidades, órgãos einstituições. Houve inúmeras apresentações artísticas e recebendo um imenso público visitante; a entrada foi franca.
- Fernandópolis é recordista estadual de “Universitários Per Capita”! - A Fundação Educacional de Fernandópolis e a Universidade Brasil, juntas, possuem cerca de 8.100 universitários presenciais, ou seja, temos 01 Universitário para cada 8,4 habitantes(População 2018 estimada pelo IBGE: 68.000.).
- Geração de Empregos 2018: Fernandópolis = Liderança Absoluta entre as 05 maiores cidades da Região! Números do CAGED/Ministério do Trabalho, até Outubro/2018: - Geração de Emprego por HABITANTE:
1º Fernandópolis = 01 emprego para cada 92,5 habitantes; 2º Rio Preto = 01 emprego para cada 155,7 habitantes; 3º Catanduva = 01 emprego para cada 175,9 habitantes; 4º Mirassol 01 emprego para cada 320,7 habitantes e 5º Votuporanga = 01 emprego para cada 876,03 hab. (Populações 2018: Projeção IBGE).
- Fernandópolis se tornou MIT-Município de Interesse Turístico: - Excelente conquista do prefeito André Pessuto. A partir de agora Fernandópolis deverá receber cerca de R$500 mil por ano para investir, inicialmente, em infraestrutura de turismo, visando transformar a Cidade em Estância Turística.
- Segurança Pública – Homicídio doloso: - Liderança de Fernandópolis com o MENOR Índice por Habitante, na média dos últimos 10 anos entre as 05 maiores cidades da região.
1º Fernandópolis = 01 Crime a cada 27.529 habitantes; 2º Mirassol = 01 Crime a cada 17.979 habitantes; 3º Votuporanga = 01 Crime a cada 15.366 habitantes; 4º Catanduva = 01 Crime a cada 15.343 habitantes; 5º Rio Preto = 01 Crime a cada 15.107 habitantes.
Com esta pequena e limitada amostragem oficial e real, será que algum fernandopolense ainda tem dúvidas sobre a qualidade de vida, progresso e as potencialidades desta Cidade Maravilhosa?! No mínimo respeito.Mas faça uma crítica cidadão.Aqueles que, inconscientes e inconsequentes ou que colocam apenas seus sentimentos infundados em suas próprias mágoas, ressentimentos das ações ou troco por perda político-partidária ou reivindicação pessoal não atendida, derramam-se em críticas infundadas, multiplicando apenas, de fato, suas próprias frustrações.
2019: o que esperar?
Para 2019, como a maioria do(a)s brasileiro(a)s, sinto que a vitória de uma nova mentalidade para a governança do País, através de Bolsonaro e seu Staff, gerou e trouxe muito otimismo. Este nobre sentimento nacional, ao se somar àqueles que têm igual otimismo por Fernandópolis, se potencializará, transformando-se em entusiasmo, que é a maior alavanca para ações e conquistas pessoais e/ou coletivas.
- Embora se saiba que os dois primeiros anos de uma administração municipal sãos os mais difíceis, o prefeito André teve muito sucesso nesse período. Assim, torço e antevejo contínuas conquistas, obras e melhorias para 2019. Estou convicto de que haverá crescente avanço e surpresas positivas para a cidade.
- Destaco, ainda, o apoio e engajamento do deputadofederal Fausto Pinato, o qual, fortalecido pelo sucesso do primeiro mandato e por sua retumbante reeleição, será novamente o nosso Embaixador junto ao Governo Federal e Estadual, por expansões que consolidarão os novos tempos de Fernandópolis.
- Idênticas ações do deputado Fausto Pinato ocorrerão por toda a região, através de sua força, competência e respeito adquiridos junto aos altos escalões estaduais e federais.
- Distrito Industrial VI: - Destaco o quanto o futuro de nossa cidade poderá ganhar com o novo Distrito Industrial, cujo sucesso será ampliado pela onda nacional otimista pós-eleição de Bolsonaro, estimulando, ainda mais, a atração e adesão de investidores, gerando empregos, renda, recursos públicos e maior qualidade de vida.
- Município de Interesse Turístico-MIT: - Agora, oficialmente sendo MIT, acredito que Fernandópolis terá suas riquezas naturais ou criadas potencializadas, onde, para uma delas, o Água Viva Thermas Clube, amplia-se a perspectiva de resgate e restauração.
- Polo Universitário: Fernandópolis, já sendo uma referência universitária nacional, prevejo que haverá contínuo o crescimento nos setores e atividades relacionadas ao atendimento da demanda dessa condição como, p.ex., o setor imobiliário, prestadores de serviços diversos, alimentação, comércio em geral, etc., gerando mais emprego e renda. E agora, com a parceria dos chineses com a Universidade Brasil, tudo isso poderá ser ainda mais ampliado, dilatando ainda mais nosso esperado progresso.
Por fim, através dos incontestáveis fatos descritos, e honrando toda minha trajetória como um mineiro, tornado Cidadão Fernandopolense, que chegou à Fernandópolis apenas com a amada esposa e nosso filho em seu ventre, e o diploma de odontólogo, conclamo e desejo que cada Cidadão Fernandopolense sinta-se convidado a observar também, em profunda reflexão consciente, o tanto que esta pequena grandiosa cidade é fértil e próspera, e o quanto, juntos e proativos, somos contribuição engrandecedora para criarmos a melhor realidade para todos nós, investindo nossa gratidão a favor desta Terra esplendorosa que nos acolhe e embala todos os dias.