Érica Dutra

Férias Escolares

Férias Escolares

Por Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Publicada há 6 anos

As férias escolares são uma  alegria para criançada e uma preocupação para os pais que trabalham neste período.


E então, como conciliar filhos em casa com o  trabalho? O que fazer para ocupá-los e não tornar as férias um sinônimo de bagunça, dor de cabeça e barulho dentro de casa?


Alguns pais têm mais facilidade em acomodar os filhos. Outros, com a correria do dia a dia, passam o maior sufoco para lidar com eles em período integral.

Atualmente, durante o ano letivo a garotada, além da escola, tem uma agenda lotada com as mais variadas atividades como: curso de inglês, dança , esportes, entre outros. Portanto, férias pode significar descanso para essas cabecinhas, afinal as crianças  também gostam de não fazer nada e muitas das vezes causam um enorme desgaste emocional e físico nos pais e cuidadores.


Com isso é preciso ter  criatividade para  saciar as energias da garotada. Uma boa opção é receber os amigos em casa. Para isso o filho deve fazer contato com seus amigos prediletos e caso haja necessidades, os pais combinam entre si.Com os  mais velhos é  importante envolvê-los no planejamento das férias. Fazer uma programação com a participação deles deixa as brincadeiras ainda mais interessantes. Algumas sugestões favorecem essa programação como:


. Combinar para assistirem um filme inédito em casa ou cinema com direito a pipoca;

. Passeios em parque, zoológico, shopping;

. Banho de piscina em um clube ou casa de amigo;

. Ida a sorveteria, pizzaria e outros;

. Piquenique num lugar tranquilo e que não proporcione perigo;

.Jogos em casa como xadrez, trilha, dominó, cara a cara, banco imobiliário, elástico, amarelinha, bolinha de sabão, massinha caseira, dentre vários outros.

Todas as sugestões são muito bem vindas a partir do momento em que os responsáveis tomem o cuidado de zelar pela segurança dos pequenos, haja visto que, no período de recesso escolar muitos acidentes domésticos acabam acontecendo.

últimas