AVC

Terapia aquática no Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Terapia aquática no Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Artigo

Artigo

Publicada há 6 anos

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), é uma doença crônica não transmissível. Sendo uma das principais causas de morte, incapacidade e internações em todo mundo. Acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem (AVC Isquêmico) ou se rompem (AVC Hemorrágico), provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. São causados em grande parte por hábitos não saudáveis como: tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, sedentarismo, colesterol alto, obesidade, diabetes e insuficiências cardíacas.  Fique atendo aos sinais:

S: Sorriso (Durante o AVC a boca fica torta)

A: Abraço (É difícil levantar os dois braços para dar um abraço)

M: Música (É difícil cantar, a fala fica enrolada)

U: Urgente (Se a vítima não conseguir fazer essas tarefas chame o SAMU, ligue para 192)

A Fisioterapia Aquática é empregada no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que apresenta bons resultados ao paciente, devido aos princípios físicos e termodinâmicos da água, aos quais se destacam o empuxo a pressão hidrostática e a viscosidade. Principais objetivos:

  • Promoção de independência funcional, melhora da flexibilidade, normalização dos tônus, ganho amplitude de movimento, diminuição deformidades, ganho de força muscular, melhora do equilíbrio e manutenção das atividades de vida de diária do paciente.

 

"O movimento é nossa arma e nossa arte, através dele nos fazemos ciência. Nele depositamos nossos sonhos de trazer à vida, o que sem vida parece estar (FLOR, 2009) ’’.

A Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) abrange atendimento ao público, contando com uma ampla infraestrutura no setor de Terapia Aquática, com uma piscina aquecida e coberta para melhor atendimento de seus pacientes, e supervisão de profissionais capacitados.

Docentes: Rosana de Fatima Garbin e Maristela Ribeiro da Silva

Discentes: Camila Basaglia, Daisi Jaqueline Silva, Eliane Silva Oliozi, Geiza Bulhões dos Santos, Jaqueline Medeiros Araujo.

Fundação Educacional de Fernandópolis 

 

últimas