APÓS DECRETO

Município começa fiscalizar distribuição de panfletos

Município começa fiscalizar distribuição de panfletos

Quem descumprir as normas será penalizado com multas em Fernandópolis

Quem descumprir as normas será penalizado com multas em Fernandópolis

Publicada há 8 anos


Panfletos são jogados diariamente nas ruas e residências da cidade



Por Josanie Branco


Em vigor há mais de um ano em Fernandópolis, a Lei dos Panfletos, de autoria do vereador Maurílio Saves, foi regulamentada através do Decreto nº 7.587, de 20 de junho de 2016. Com a regulamentação, quem descumprir a medida que disciplina a distribuição e lançamento de folhetos e panfletos nas ruas da cidade, será penalizado com multa. Para a realização do trabalho, os anunciantes e responsáveis pela distribuição devem  se regularizar e preencher o requerimento de licenciamento que autoriza a execução da referida atividade, especificando locais, o período  e o número de agentes. Somente será permitida a distribuição por empresas, individuais ou coletivas, previamente autorizadas. 


A lei determina ainda que, os distribuidores, quando em serviço, deverão usar jalecos identificadores da empresa a que pertence. Os folhetos deverão conter, necessariamente, pedido ao destinatário para que colabore com a limpeza da cidade, depositando o material propagandístico, após a leitura, em recipiente para lixo, bem como a identificação da gráfica impressora, ficando expressamente proibida a propaganda em postes, árvores, pontes e viadutos. De acordo com o propositor do projeto, a lei tem o objetivo de regulamentar o serviço de panfletagem, a fim de acabar com a sujeira, poluição visual e ambiental, que muito incomodam os moradores da cidade, estabelecendo critérios para a distribuição desse material de divulgação. 


FISCALIZAÇÃO 


Em nota à equipe de Reportagem deste “O Extra. net”, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a responsabilidade da fiscalização da referida lei é da Secretaria Municipal da Fazenda, bem como a emissão dos requerimentos de licenciamento para a distribuição dos panfletos. Na próxima terça-feira, dia 28, representantes da Prefeitura se reunirão com as empresas que fazem distribuição de panfletos na cidade para orientações sobre as mudanças. Uma autorização já foi emitida pela Secretaria após a publicação do decreto.

últimas