Um adulto normal perde cerca de 100 fios de cabelos todos os dias. Em algumas pessoas, no entanto, a quantidade excede esse total e se transforma em um verdadeiro problema estético. Quem já realizou diversos procedimentos com químicas nos cabelos sabe que eles tendem a ficar mais frágeis e quebradiços se alguns cuidados básicos não forem tomados.
Ao contrário do que muita gente imagina, os cabelos devem ser cuidados e tratados antes de passar por procedimentos químicos. Fios saudáveis correm menos riscos de sofrer quedas e danos.
Uma semana antes de realizar um procedimento com química no cabelo, faça um tratamento com shampoo, condicionador e selante que contenham queratina, ceramidas e aminoácidos que ajudam na reconstrução dos fios.
Apostar em uma boa hidratação e reconstrução dos fios também é recomendado por especialistas antes de tingir ou descolorir o cabelo. Capriche no uso de máscaras capilares dois dias antes de passar a tintura e, se possível, fique o mesmo período sem lavar os cabelos. A oleosidade ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo durante a descoloração.
Depois de um processo químico como escova progressiva, por exemplo, utilize nos cabelos produtos pH menos ácido que o de costume para prolongar o efeito. Outra boa dica é aplicar uma máscara de hidratação intensa pelo menos uma vez por semana.
Se o seu cabelo possui dois tipos de química, como tintura e progressiva, você deve apostar em cosméticos indicados para as necessidades de ambos os procedimentos. Vale adotar o uso de cremes condicionantes com lipídios ou queratina para manter os fios saudáveis e livre de queda.
Mesmo quem deseja realizar uma grande transformação deve saber que o processo deve ser feito aos poucos para evitar quedas de cabelos e riscos para a saúde.
Especialistas afirmam que nunca deve ser feito mais de um procedimento com química ao mesmo tempo. No mínimo, deve-se dar um intervalo de dez dias entre um e outro.